Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

(W126): Dúvidas gerais sobre funcionalidades

+3
leandrof79
Karl Fass
Antonio Sabbanelli
7 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

(W126): Dúvidas gerais sobre funcionalidades Empty (W126): Dúvidas gerais sobre funcionalidades

Mensagem por Antonio Sabbanelli Qua 15 Jan 2014, 09:46

Bom dia Senhores,

A um tempo atrás adquiri uma Mercedes 280 SE ano 1982.
Estou tentando deixar ela o mais original possível, sem adaptações. Comecei pela parte externa, interna e agora estou na parte mecânica.
Vendo essa parte agora, acredito que ela tenha sofrido algumas alterações. Vulgo "gambiarras".
Por isso, gostaria da ajuda dos Senhores para entender o funcionamento e poder deixar o mais original possível.
Os dados dela são: chassis: WDB12602212057012, motor: 11098912012632.

Segue minhas dúvidas depois de longo tempo analisando o funcionamento:

1) Qual a finalidade do microswith instalado no mecanismo da alavanca do acelerador?


2) No centro do filtro de ar tem uma mangueira de borracha com formato especial, que conecta com a tampa de válvulas. Na parte inferior desta mangueira existe um pequeno orifício.O mecânico disse que ali é instalada uma tomada de vácuo. Se está correto, de onde vem esta tubulação de vácuo?


3) Do lado esquerdo do capô, existem 2 válvulas solenoides que abrem e fecham a passagem de vácuo. A primeira, a mais próxima do farol, conecta um tubo de vácuo para um dispositivo instalado sob o filtro de ar. Acredito ser uma válvula de passagem de ar, vindo do filtro e que conecta-se ao tubo de admissão, sem passar pela borboleta comandada pelo mecanismo de acelerador. Caso esteja correto, quando é que esta vávula solenoide é acionada? E para qual finalidade? E de onde parte o comando elétrico?
A segunda válvula solenoide, montada junto, idêntica a primeira porém com um código de série diferente, recebe alimentação de vácuo pela parte superior, vinda da mesma fonte anterior(Primeira Válvula) e a saída que acontece pela parte inferior é conectada a um ponto na parte de baixo do coletor de admissão. Da mesma forma minhas dúvidas são: O que fazem, quando é acionada, e de onde vem o comando.


4) O regulador de pressão referencia: Bosch 0280161007 é o correto para para este tipo de motor? O que temos aqui instalado apresenta duas tomadas de combustível, uma no topo e outra na lateral. Na outra extremidade, meu mecânico afirma que falta uma tomada de vácuo. Vocês poderiam me informar se ele está certo e caso positivo, de qual ponto virá esta linha de vácuo?


5) Finalmente temos uma válvula localizada na parte do fundo do capo, uma solenoide com 3 pontos de ligação, acredito de vácuo pelo diâmetro dos orifícios. Esta válvula está desligada. Alguém poderia me ajudar a descobrir qual a finalidade da mesma? Caso positovo, como ligar a fiação e as linhas de vácuo?


6) No carro que estamos restaurando, debaixo do banco traseiro, existe um par de fios que não vão a lugar nenhum. Por outro lado, no diferencial, na parte lateral tem um parafuso allen, que parece fixar algum tipo de sensor. A minha dúvida é se ali existe um sensor ABS. Caso a resposta seja positiva, o par de fios pode ser ligado a este sensor? Que cuidados devem ser tomados?


7) Na parte do fundo do capo, abaixo dos limpadores de parabrisa, existe uma caixa, com um chicote de fios que interliga com a caixa de fusíveis. O mecânico afirma que trata-se de um “modulo eletrônico”. Os Senhores poderiam confirmar e para que serve, o que ele controla?

Desculpas pelo longo tópico, mas agradeço qualquer ajuda que puderem me fornecer.

Abraço!
Antonio Sabbanelli
Antonio Sabbanelli
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 67
Data de inscrição : 20/05/2013
Idade : 44

Ir para o topo Ir para baixo

(W126): Dúvidas gerais sobre funcionalidades Empty Re: (W126): Dúvidas gerais sobre funcionalidades

Mensagem por Karl Fass Qua 15 Jan 2014, 10:04

Segue minhas dúvidas depois de longo tempo analisando o funcionamento:

1) Qual a finalidade do microswith instalado no mecanismo da alavanca do acelerador?
Essa é a chave que aciona o Kick down.Ou seja faz o carro reduzir marchas rapidamente e ganhar velocidade...

2) No centro do filtro de ar tem uma mangueira de borracha com formato especial, que conecta com a tampa de válvulas. Na parte inferior desta mangueira existe um pequeno orifício.O mecânico disse que ali é instalada uma tomada de vácuo. Se está correto, de onde vem esta tubulação de vácuo?
É realmente uma tomada de vácuo que interliga ao regulador de pressão ou dumper. Fica ao lado do conjunto articulado do acelerador

3) Do lado esquerdo do capô, existem 2 válvulas solenoides que abrem e fecham a passagem de vácuo. A primeira, a mais próxima do farol, conecta um tubo de vácuo para um dispositivo instalado sob o filtro de ar. Acredito ser uma válvula de passagem de ar, vindo do filtro e que conecta-se ao tubo de admissão, sem passar pela borboleta comandada pelo mecanismo de acelerador. Caso esteja correto, quando é que esta vávula solenoide é acionada? E para qual finalidade? E de onde parte o comando elétrico?  
A segunda válvula solenoide, montada junto, idêntica a primeira porém com um código de série diferente, recebe alimentação de vácuo pela parte superior, vinda da mesma fonte anterior(Primeira Válvula) e a saída que acontece pela parte inferior é conectada a um ponto na parte de baixo do coletor de admissão. Da mesma forma minhas dúvidas são: O que fazem, quando é acionada, e de onde vem o comando.
Servem para dar mais ganho de ar, por exemplo quando se liga o AC, aumentando o giro para compensar.

4) O regulador de pressão referencia: Bosch 0280161007 é o correto para para este tipo de motor?Sim
 O que temos aqui instalado apresenta duas tomadas de combustível, uma no topo e outra na lateral. Na outra extremidade, meu mecânico afirma que falta uma tomada de vácuo. Vocês poderiam me informar se ele está certo e caso positivo, de qual ponto virá esta linha de vácuo?
Essa é o outro lado da mangueira de vácuo que está na pergunta acima, na lateral do filtro de ar.

5) Finalmente temos uma válvula localizada na parte do fundo do capo, uma solenoide com 3 pontos de ligação, acredito de vácuo pelo diâmetro dos orifícios. Esta válvula está desligada. Alguém poderia me ajudar a descobrir qual a finalidade da mesma? Caso positovo, como ligar a fiação e as linhas de vácuo? Melhor tirar uma foto para melhor identificação.. Não visualizei...


6) No carro que estamos restaurando, debaixo do banco traseiro, existe um par de fios que não vão a lugar nenhum. Por outro lado, no diferencial, na parte lateral tem um parafuso allen, que parece fixar algum tipo de sensor. A minha dúvida é se ali existe um sensor ABS. Caso a resposta seja positiva, o par de fios pode ser ligado a este sensor? Que cuidados devem ser tomados?  Só vendo.. tire fotos


7) Na parte do fundo do capo, abaixo dos limpadores de parabrisa, existe uma caixa, com um chicote de fios que interliga com a caixa de fusíveis. O mecânico afirma que trata-se de um “modulo eletrônico”. Os Senhores poderiam confirmar e para que serve, o que ele controla? Seu carro é uma Kjet.  Esse módulo controla compensações de ar, piloto automático, acionamento do Kick down... Em suma esse carro tem injeção mecânica , auxiliada por eletrônica para alumas funçoes de comando e controle de compensação.

_________________
Abraços,
Tio Fass

C126 500SEC  1983
W116 280S 1976
W202 C280 1995
w124 300E 24v
W210 E320
W fusca
(W126): Dúvidas gerais sobre funcionalidades G9b



Equipe Portal Mercedes Brasil
avatar
Karl Fass
Consultor Técnico
Consultor Técnico

Masculino Mensagens : 3813
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 67

Ir para o topo Ir para baixo

(W126): Dúvidas gerais sobre funcionalidades Empty Re: (W126): Dúvidas gerais sobre funcionalidades

Mensagem por Antonio Sabbanelli Qua 15 Jan 2014, 14:24

Tio Fass, muito obrigado pelas resposta.!

Estou enviando algumas fotos.!

Olhei no anúncio da sua Mercedes no mercado livre. Notei diferença num dispositivo que tem na minha na saída do escape e na sua não tem. Você saberia me dizer para que serve?
(W126): Dúvidas gerais sobre funcionalidades DSC01266smalll

Gostaria de saber também o que é esse dispositivo que tem na sua e na minha não tem, um pouco acima do controle do ABS, na minha está faltando, mas tem os furos na lata para fixação:
(W126): Dúvidas gerais sobre funcionalidades Mercedes-280se-azul-ano-correto-1981-otimo-estado-6149-MLB5034635109_092013-F

Na minha:
(W126): Dúvidas gerais sobre funcionalidades DSC01260smalll

As duas válvulas solenóide, notei que na sua só tem uma:
(W126): Dúvidas gerais sobre funcionalidades DSC01258smalll

E a válvula que eu havia perguntado e que tem cara de ser adaptada pelo suporte:
(W126): Dúvidas gerais sobre funcionalidades DSC01264smalll

(W126): Dúvidas gerais sobre funcionalidades DSC01261smalll

(W126): Dúvidas gerais sobre funcionalidades DSC01262smalll

As fotos do diferencial eu tenho que entrar embaixo do carro para tirá-las, postarei mais tarde.

Muito Obrigado mais uma vez.!
Antonio Sabbanelli
Antonio Sabbanelli
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 67
Data de inscrição : 20/05/2013
Idade : 44

Ir para o topo Ir para baixo

(W126): Dúvidas gerais sobre funcionalidades Empty Re: (W126): Dúvidas gerais sobre funcionalidades

Mensagem por Karl Fass Qua 15 Jan 2014, 16:06

na primeira foto, essa válvula é para reaproveitamento de gases...
na segunda foto, a minha só tem uma mesmo, mas as funções são as que descrevi. Creio, sem ter certeza, que uma se interliga ao avanço do distribuidor.
 Na terceira foto, não sei  a função pois a ligação de vácuo que está nela é que deveria ir ao regulador de pressão, o dumper. Me parece que ela está sem função, ligada desse jeito. tenho dúvidas.

_________________
Abraços,
Tio Fass

C126 500SEC  1983
W116 280S 1976
W202 C280 1995
w124 300E 24v
W210 E320
W fusca
(W126): Dúvidas gerais sobre funcionalidades G9b



Equipe Portal Mercedes Brasil
avatar
Karl Fass
Consultor Técnico
Consultor Técnico

Masculino Mensagens : 3813
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 67

Ir para o topo Ir para baixo

(W126): Dúvidas gerais sobre funcionalidades Empty Re: (W126): Dúvidas gerais sobre funcionalidades

Mensagem por Antonio Sabbanelli Qua 15 Jan 2014, 16:35

Tio Fass, e o que é essa ligação que tem na sua e na minha está um espaço em branco? Você sabe me dizer o que faz essas ligações, o que é controlado por ali?

(W126): Dúvidas gerais sobre funcionalidades Tio_fass
Antonio Sabbanelli
Antonio Sabbanelli
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 67
Data de inscrição : 20/05/2013
Idade : 44

Ir para o topo Ir para baixo

(W126): Dúvidas gerais sobre funcionalidades Empty Re: (W126): Dúvidas gerais sobre funcionalidades

Mensagem por leandrof79 Qui 16 Jan 2014, 03:36

Nossa,

a tempos não vejo um M110 tão limpo e original. Este motor está muito bonito!

Já postou fotos do carro, Antônio?

Abraço
Leandro
leandrof79
leandrof79
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Masculino Mensagens : 722
Data de inscrição : 15/08/2012
Idade : 45

Ir para o topo Ir para baixo

(W126): Dúvidas gerais sobre funcionalidades Empty Re: (W126): Dúvidas gerais sobre funcionalidades

Mensagem por Karl Fass Qui 16 Jan 2014, 07:34

São os resistores  de redução de tensão para bobina e sistema de ignição. Já vi carro sem...

_________________
Abraços,
Tio Fass

C126 500SEC  1983
W116 280S 1976
W202 C280 1995
w124 300E 24v
W210 E320
W fusca
(W126): Dúvidas gerais sobre funcionalidades G9b



Equipe Portal Mercedes Brasil
avatar
Karl Fass
Consultor Técnico
Consultor Técnico

Masculino Mensagens : 3813
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 67

Ir para o topo Ir para baixo

(W126): Dúvidas gerais sobre funcionalidades Empty Re: (W126): Dúvidas gerais sobre funcionalidades

Mensagem por Perillo Qui 16 Jan 2014, 19:12

6) No carro que estamos restaurando, debaixo do banco traseiro, existe um par de fios que não vão a lugar nenhum. Por outro lado, no diferencial, na parte lateral tem um parafuso allen, que parece fixar algum tipo de sensor. A minha dúvida é se ali existe um sensor ABS. Caso a resposta seja positiva, o par de fios pode ser ligado a este sensor? Que cuidados devem ser tomados?  Só vendo.. tire fotos, sim é do ABS , estes cabos de velas nao estao com uma aparencia legal
Perillo
Perillo
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Masculino Mensagens : 640
Data de inscrição : 16/10/2012
Idade : 63

Ir para o topo Ir para baixo

(W126): Dúvidas gerais sobre funcionalidades Empty Re: (W126): Dúvidas gerais sobre funcionalidades

Mensagem por Antonio Sabbanelli Sex 17 Jan 2014, 09:07

Obrigado Leandro.!
Segue o link da garagem, tem algumas fotos lá:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]



Tio Fass, muito obrigado por todas as informações.! Consegui agora o esquema elétrico vindo da própria Mercedes. Vou comparar e tentar achar se está faltando algo.



Sr. Perillo, muito obrigado pela sua resposta também.!

Abraço.!
Antonio Sabbanelli
Antonio Sabbanelli
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 67
Data de inscrição : 20/05/2013
Idade : 44

Ir para o topo Ir para baixo

(W126): Dúvidas gerais sobre funcionalidades Empty Re: (W126): Dúvidas gerais sobre funcionalidades

Mensagem por Antonio Sabbanelli Seg 20 Jan 2014, 20:38

Tio Fass, você poderia me informar se a ligação de vácuo que eu perguntei vai apenas para o dumper, exclusivamente, ou existe um "T" que se une a uma outra ligação para algum outro lugar? Obrigado!
Antonio Sabbanelli
Antonio Sabbanelli
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 67
Data de inscrição : 20/05/2013
Idade : 44

Ir para o topo Ir para baixo

(W126): Dúvidas gerais sobre funcionalidades Empty Re: (W126): Dúvidas gerais sobre funcionalidades

Mensagem por Karl Fass Seg 20 Jan 2014, 21:01

Apenas para o dumper.

_________________
Abraços,
Tio Fass

C126 500SEC  1983
W116 280S 1976
W202 C280 1995
w124 300E 24v
W210 E320
W fusca
(W126): Dúvidas gerais sobre funcionalidades G9b



Equipe Portal Mercedes Brasil
avatar
Karl Fass
Consultor Técnico
Consultor Técnico

Masculino Mensagens : 3813
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 67

Ir para o topo Ir para baixo

(W126): Dúvidas gerais sobre funcionalidades Empty Re: (W126): Dúvidas gerais sobre funcionalidades

Mensagem por Antonio Sabbanelli Seg 20 Jan 2014, 23:14

Obrigado Tio Fass!
Antonio Sabbanelli
Antonio Sabbanelli
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 67
Data de inscrição : 20/05/2013
Idade : 44

Ir para o topo Ir para baixo

(W126): Dúvidas gerais sobre funcionalidades Empty Re: (W126): Dúvidas gerais sobre funcionalidades

Mensagem por Ulysses V8 Benz Ter 21 Jan 2014, 12:53

Fass,

aqueles resistores não tem a ver com a partida a frio?

Abraço!

_________________
Administrador
Equipe Portal Mercedes Brasil
Ulysses V8 Benz
Ulysses V8 Benz
Administrador
Administrador

Masculino Mensagens : 12534
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 60

Ir para o topo Ir para baixo

(W126): Dúvidas gerais sobre funcionalidades Empty Re: (W126): Dúvidas gerais sobre funcionalidades

Mensagem por Karl Fass Ter 21 Jan 2014, 13:11

Não.. A partida a frio tem a ver com um sensor que fica do outro lado do motor, que tem dois pinos. Um dos pinos e um contato direto a terra. O segundo pino liga um sistema térmico , que , mecanicamente está ligado ao contato direto. Esse sistema só aciona no segundo estágio da chave de partidas quando o motor está próximo dos 20 graus,  já fica aberto.

Os resistors servem apenas como limitadores de tensão e corrente.

_________________
Abraços,
Tio Fass

C126 500SEC  1983
W116 280S 1976
W202 C280 1995
w124 300E 24v
W210 E320
W fusca
(W126): Dúvidas gerais sobre funcionalidades G9b



Equipe Portal Mercedes Brasil
avatar
Karl Fass
Consultor Técnico
Consultor Técnico

Masculino Mensagens : 3813
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 67

Ir para o topo Ir para baixo

(W126): Dúvidas gerais sobre funcionalidades Empty Re: (W126): Dúvidas gerais sobre funcionalidades

Mensagem por Ulysses V8 Benz Ter 21 Jan 2014, 14:15

(W126): Dúvidas gerais sobre funcionalidades 524144009 

_________________
Administrador
Equipe Portal Mercedes Brasil
Ulysses V8 Benz
Ulysses V8 Benz
Administrador
Administrador

Masculino Mensagens : 12534
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 60

Ir para o topo Ir para baixo

(W126): Dúvidas gerais sobre funcionalidades Empty Re: (W126): Dúvidas gerais sobre funcionalidades

Mensagem por Antonio Sabbanelli Seg 10 Mar 2014, 17:50

Boa tarde!

Algum dos Senhores poderia me informar a pressão de trabalho dos bicos injetores dessa Mercedes? E se a pressão é constante, mudando apenas a vazão nos bicos ou se a pressão de trabalho altera também?

Obrigado!
Antonio Sabbanelli
Antonio Sabbanelli
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 67
Data de inscrição : 20/05/2013
Idade : 44

Ir para o topo Ir para baixo

(W126): Dúvidas gerais sobre funcionalidades Empty Re: (W126): Dúvidas gerais sobre funcionalidades

Mensagem por Maluhy Seg 10 Mar 2014, 22:18

Os bicos abrem com 3 bar,a pressão do sistema é em torno de 4,5 bar, a pressão de trabalho varia conforme a temperatura do motor , via válvula warmup,que controla a posição do prato sonda a frio e a quente.. Shocked 
Maluhy
Maluhy
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 2171
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 63

Ir para o topo Ir para baixo

(W126): Dúvidas gerais sobre funcionalidades Empty Re: (W126): Dúvidas gerais sobre funcionalidades

Mensagem por Antonio Sabbanelli Qui 13 Mar 2014, 10:46

Muito Obrigado pela informação.!

Abraço.!
Antonio Sabbanelli
Antonio Sabbanelli
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 67
Data de inscrição : 20/05/2013
Idade : 44

Ir para o topo Ir para baixo

(W126): Dúvidas gerais sobre funcionalidades Empty Re: (W126): Dúvidas gerais sobre funcionalidades

Mensagem por Elvio Santos Qui 13 Mar 2014, 11:15

Antônio, já tem os diagramas de vácuo da sua W126?
Elvio Santos
Elvio Santos
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Masculino Mensagens : 857
Data de inscrição : 29/11/2012
Idade : 71

http://www.flickr.com/photos/epsnts/collections/7215761446157930

Ir para o topo Ir para baixo

(W126): Dúvidas gerais sobre funcionalidades Empty Re: (W126): Dúvidas gerais sobre funcionalidades

Mensagem por Antonio Sabbanelli Qui 13 Mar 2014, 11:16

Bom dia Elvio.!

Não, consegui apenas o esquema elétrico do carro inteiro, mas de vácuo não. O Sr. possui?

Obrigado.!
Antonio Sabbanelli
Antonio Sabbanelli
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 67
Data de inscrição : 20/05/2013
Idade : 44

Ir para o topo Ir para baixo

(W126): Dúvidas gerais sobre funcionalidades Empty Re: (W126): Dúvidas gerais sobre funcionalidades

Mensagem por Elvio Santos Qui 13 Mar 2014, 12:29

Antônio, vou tentar arranjar e logo lhe passo
Abraço
Elvio Santos
Elvio Santos
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Masculino Mensagens : 857
Data de inscrição : 29/11/2012
Idade : 71

http://www.flickr.com/photos/epsnts/collections/7215761446157930

Ir para o topo Ir para baixo

(W126): Dúvidas gerais sobre funcionalidades Empty Re: (W126): Dúvidas gerais sobre funcionalidades

Mensagem por Elvio Santos Qui 13 Mar 2014, 12:42

Sistema de vácuo W126022

(W126): Dúvidas gerais sobre funcionalidades 8v3w
Elvio Santos
Elvio Santos
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Masculino Mensagens : 857
Data de inscrição : 29/11/2012
Idade : 71

http://www.flickr.com/photos/epsnts/collections/7215761446157930

Ir para o topo Ir para baixo

(W126): Dúvidas gerais sobre funcionalidades Empty Re: (W126): Dúvidas gerais sobre funcionalidades

Mensagem por Elvio Santos Qui 13 Mar 2014, 12:43

Diagrama 2
(W126): Dúvidas gerais sobre funcionalidades Pk34
Elvio Santos
Elvio Santos
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Masculino Mensagens : 857
Data de inscrição : 29/11/2012
Idade : 71

http://www.flickr.com/photos/epsnts/collections/7215761446157930

Ir para o topo Ir para baixo

(W126): Dúvidas gerais sobre funcionalidades Empty Re: (W126): Dúvidas gerais sobre funcionalidades

Mensagem por Elvio Santos Qui 13 Mar 2014, 12:45

Diagrama 3

(W126): Dúvidas gerais sobre funcionalidades La1x
Elvio Santos
Elvio Santos
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Masculino Mensagens : 857
Data de inscrição : 29/11/2012
Idade : 71

http://www.flickr.com/photos/epsnts/collections/7215761446157930

Ir para o topo Ir para baixo

(W126): Dúvidas gerais sobre funcionalidades Empty Re: (W126): Dúvidas gerais sobre funcionalidades

Mensagem por Antonio Sabbanelli Qui 13 Mar 2014, 16:35

Pois é, esses esquemas eu já tinha visto. Eu nao consigo entender direito, parece vácuo do sistema de travamento das portas, a bomba do porta malas. Mas nao mostra o vácuo do funcionamento do motor, as válvulas solenóides. Era isso que eu queria. Muito obrigado!
Antonio Sabbanelli
Antonio Sabbanelli
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 67
Data de inscrição : 20/05/2013
Idade : 44

Ir para o topo Ir para baixo

(W126): Dúvidas gerais sobre funcionalidades Empty Re: (W126): Dúvidas gerais sobre funcionalidades

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos