Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

(W163): Dúvidas gerais

+5
Timbalada
Gustavo Vanesghick
rubenjensen
toni goetten
klausinhooo
9 participantes

Ir para baixo

(W163): Dúvidas gerais Empty (W163): Dúvidas gerais

Mensagem por klausinhooo Ter 21 Ago 2012, 12:21

Bom dia, tudo bem?! Primeiramente agradecer a atenção de todos aqui, sem vocês, eu estaria perdido!!!

Bom, tenho uma ML 320 ano 1999, com 118.000 km... e aconteceu algo no carro que me gerou dúvidas, queria compartilhar com vocês:

1) O carro começou a falhar alguns engates de marcha, aparecendo aquele triangulo amarelo no painel, piscando, eventualmente... Levei na Oficina Quatro Imports aqui em BH, especializados em importados.... e conversando com o Rogério (mecâncio-gerente), tive a informação que minha caixa automática precisava não só de trocar o óleo, mas também de reparo. Portanto, desmontar a caixa automatica e repará-la, e também a caixa de torque, que por sinal é blindada, com isso, mandariam essa caixa de torque para uma empresa especializada que consegue e abrí-la e repará-la em SP. Enfim, que essa brincadeira não ficaria por menos de R$ 5 a 6 Mil reais... gostaria de saber se alguém já passou por isso, se pode me ajudar nessas informaçoes, sugestões e etc..??!?!

2) Notei que os bancos traseiros começaram a sacudir e fazer barulhos que incomodam muito, existe alguma maneira de acabar com isso? colocando borrachas ou apertando de alguma maneira!?!?

3) Entre o forro e o vidro do teto-solar, soltou uma peça e uma borracha, como reparar isso?!

4) Aquele computador de bordo que fica no alto, próximo ao espelho, próximo ao botao de acionamento do teto-solar, parou de fazer as marcações de ergonomia, relógio e etc... existe reparo disso!?

5) Os faróis (lanternas) dianteiros são os originais, de vidro, e estão velhos, escurecidos, opacos. Vi algumas fotos de algumas ML 320 com uma lanterna mais nova, com um design diferente, imagino que são de plastico, com um desenho um pouco diferente, seria das ML 320 de ano 2000? 2001? 2002? Gostaria de trocar por elas, e alguem tem noção dos valores? se tem de mudar a fiação ou algo do tipo?!

6) Pneus, alguem pode me indicar marca e medidas mais adequadas e mais em conta, pois achei pneus muito caros aqui em BH...

7) Quais são os óleos que devemos trocar do carro, além desses:
- Motor
- Direção hidraulica
- Caixa automática de marchas
- Freio
- Diferencial

Por favor, poderiam me indicar qual marca e o tipo de oleo para cada opção dessas acima?!

Cool Ao ligar o carro, toda vez acende a luz indicando AirBag Off... ou seja está desligado? nao funcionará caso bata o carro? está estragado? o que fazer?!


Desculpe o excesso de perguntas, anotei todas as duvidas que tenho desse carro, e espero a ajuda de vocês, pois na verdade sou novo nessa marca, e herdei do meu pai esse carro, ele faleceu, amava esse carro, e quero continuar com ele, arrumando-o todo em dedicação a ele!!! Porém nao sou rico o suficiente pra mandar esse carro pra concessionaria Minas Máquinas aqui em BH e autorizar todos os reparos!!!

Muito Obirgado a vocês todos!

Um abraço!!!
klausinhooo
klausinhooo
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 6
Data de inscrição : 21/08/2012
Idade : 38

Ir para o topo Ir para baixo

(W163): Dúvidas gerais Empty Re: (W163): Dúvidas gerais

Mensagem por toni goetten Ter 21 Ago 2012, 12:59

klaus, eu possuo ma c280, tive problemas com a caixa de câmbio recentemente.Provalvelmente a do seu carro seja diferente mas os valores não mudam muito, segundo o mecânico que fez no meu carro! troquei as juntas, os discos, uma cinta, o filtro e oleo, mais a mão de obra e umas outras pecinhas que não sei o nome nem era de grande valor, resultado 4.500,00 troquei a correia do alternador e fiz uma revisão na suspenção, mais 200,00 enfim tudo tem jeito,basta ter $$$ rsrsrsrrs, justamente o que me falta abraços.
toni goetten
toni goetten
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 190
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 52

Ir para o topo Ir para baixo

(W163): Dúvidas gerais Empty Re: (W163): Dúvidas gerais

Mensagem por rubenjensen Qua 22 Ago 2012, 12:15

Também tenho uma ML e te aconselho a levá-la em alguma oficina que tenha o Star para fazer um diagnóstico mais seguro.
O triângulo liga quando alguma roda não está tracionado, quando aquaplana e etc., não saberia te dizer se algum defeito do câmbio também gera este alerta.
Com relação aos óleos, troco do motor a cada 5.000, do câmbio e diferencias a cada 70.000, fluidos de freio a cada 2 anos, liquido de arrefecimento a cada dois anos.
Os pneus indicados são 225/75 R16 225/65 R16
Com relação ao airbag com o diagnostico podera saber se é o sensor de ocupação do banco do carona, defeito bem comum. Já substitui duas vezes.
O computador também pode ser ressetado pelo star.
A marca dos óleos não importa muito mas deve constar na embalagem que são aprovados pela norma MB .
Os óleos de caixa e diferencial, troco na autorizada, motor eu mesmo troco, freio e arrefecimento tb em autorizada. Custa um pouco mais caro mas é mais garantido.
Espero ter ajudado.
rubenjensen
rubenjensen
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 145
Data de inscrição : 07/08/2012
Idade : 69

Ir para o topo Ir para baixo

(W163): Dúvidas gerais Empty Re: (W163): Dúvidas gerais

Mensagem por klausinhooo Qua 22 Ago 2012, 12:37

toni goetten Obrigado pela resposta!!!

rubenjensen Obrigado pela resposta!!! Mas o que vem a ser esse tal STAR?? uma máquina de diagnóstico de defeitos do carro?? Ele seria capaz de saber se realmente tenho problemas no cambio automatico?? Você passou por isso, de ter de reparar o cambio???
klausinhooo
klausinhooo
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 6
Data de inscrição : 21/08/2012
Idade : 38

Ir para o topo Ir para baixo

(W163): Dúvidas gerais Empty Re: (W163): Dúvidas gerais

Mensagem por rubenjensen Qua 22 Ago 2012, 12:47

O Strar é o sistema de diagnostico dos defeitos do carro, nao é feito de graça, cada oficina tem um preço, aqui no RS em uma das autorizadas é R$ 90,00 na outra é uma hora de serviço, algo em torno de R$ 250,00 que eles chamam de check list. É uma checagem de vários itens e depois e fornecido um orçamento.
Graças a Deus não precisei de reparo no câmbio e a minha esta com 230.000 km.
rubenjensen
rubenjensen
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 145
Data de inscrição : 07/08/2012
Idade : 69

Ir para o topo Ir para baixo

(W163): Dúvidas gerais Empty Re: (W163): Dúvidas gerais

Mensagem por Gustavo Vanesghick Qua 22 Ago 2012, 15:09

Klausinho, nada contra a oficina em que seu veículo está, mas este diagnóstico foi feito depois de uma consulta ao Stardiagonose ou somente depois de ouvir você falar qual era o problema? A pergunta que te faço é pelo fato de que você disse que a oficina é "especializada" em importados. Creio eu queo simples fato de ser especializada em importados não siginifica que o mecânico entenda de Mercedes, certo?

Se o carro ainda não estiver desmontado, porque não tenta uma segunda opinião com outro mecânico? Aqui mesmo existem várias recomendações, inclusive oficinas em que alguns Confrades fizeram serviço!

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Com relação aos fluidos, quais seriam os recomendados, quantidade, prazo para troca, aqui mesmo no Portal, depois de uma pesquisada, encontrará a resposta para suas dúvidas.

Acho que não deveria ir na primeira oficina e no primeiro diagnóstico dado. Muitas vezes, o que parece ser muito sério na verdade pode não ser...
Gustavo Vanesghick
Gustavo Vanesghick
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 2196
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 50

Ir para o topo Ir para baixo

(W163): Dúvidas gerais Empty Re: (W163): Dúvidas gerais

Mensagem por Timbalada Qua 22 Ago 2012, 20:17

o triangulo nao acende quando tem problemas na caixa,somente compensaçao de traçao,realmente passando o star vai indicar o problema
Timbalada
Timbalada
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 27
Data de inscrição : 19/08/2012
Idade : 59

Ir para o topo Ir para baixo

(W163): Dúvidas gerais Empty Re: (W163): Dúvidas gerais

Mensagem por klausinhooo Qui 23 Ago 2012, 14:37

Obrigado pelas respostas e conselhos, farei isso mesmo, entrarei em contato com outros mecânicos para uma melhor avaliação!

Eu expliquei ao mecanico o que havia acontecido, diante disso ele diagnosticou que era problema da caixa mesmo! Que nao adiantava somente a troca do oleo da caixa!

Sobre os outros itens das minhas dúvidas, nao consegui encontrar nada aqui no fórum, pesquisei bastante e nao encontrei respostas, principalmente sobre os óleos!

Muito obrigado!!!
klausinhooo
klausinhooo
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 6
Data de inscrição : 21/08/2012
Idade : 38

Ir para o topo Ir para baixo

(W163): Dúvidas gerais Empty Re: (W163): Dúvidas gerais

Mensagem por Gustavo Vanesghick Qui 23 Ago 2012, 15:42

Klausinho, tente neste link abaixo se responde suas perguntas sobre fluidos especificados:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Gustavo Vanesghick
Gustavo Vanesghick
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 2196
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 50

Ir para o topo Ir para baixo

(W163): Dúvidas gerais Empty Re: (W163): Dúvidas gerais

Mensagem por Gustavo Vanesghick Qui 23 Ago 2012, 15:49

Klausinho, o GR, Confrade de BH, está vendendo um par de farois originais:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Gustavo Vanesghick
Gustavo Vanesghick
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 2196
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 50

Ir para o topo Ir para baixo

(W163): Dúvidas gerais Empty Re: (W163): Dúvidas gerais

Mensagem por Ricardo Guimaraes Qui 06 Set 2012, 08:26

Klaus, o farol, se for só a lente amarelada, você pode levar a uma loja de polimento que eles te deixaram novo.

Abs.
Ricardo Guimaraes
Ricardo Guimaraes
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 100
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 58

Ir para o topo Ir para baixo

(W163): Dúvidas gerais Empty Re: (W163): Dúvidas gerais

Mensagem por pedroalexrj Qui 06 Set 2012, 09:34

Esse polimento somente dará certo se os faróis não forem de vidro...ou seja, de policarbonato...
Peça dicas ao confrade Antonio Elias...ele tem uma ML320 novinha e muito bem conservada...
Certamente te dará o caminho das pedras para resolução disso tudo meu caro confrade.
boa sorte aí.
abs.
pedroalexrj
pedroalexrj
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 1697
Data de inscrição : 12/08/2012
Idade : 49

Ir para o topo Ir para baixo

(W163): Dúvidas gerais Empty Re: (W163): Dúvidas gerais

Mensagem por Antônio Elias Qui 06 Set 2012, 16:46

Prezado Klaus, como você "recebeu" uma ML que já estava na família, certametne carro de boa procedência, creio pelos relatos que esse W163 precisa somente de revisões rotineiras ou correções que não puderam por algum motivo ser feitas antes pelo seu pai.

Ítem 1) Acho que você está relatando 2 problemas, separaria as situações para identificar as origens.

Primeiro, o triângulo amarelo intermitente no painel: vem do ESP (é um programa eletrônico de estabilidade que complementa o ABS e o 4-ETS para melhorar a tração segurança na condução), portanto o triângulo está avisando ao motorista para se adequar às condições de segurança da pista, principalmente altas velocidades com areia, excesso de água ou óleo na pista ou situações que perde-se aderência numa ou mais rodas, os modulos entendem que pode haver subviragem ou sobreviragem. Na minha opinião, em princípio, o triângulo não está relacionado com problema em caixa de câmbio, principalmente se apaga logo após. Estará errado se ficar acendendo sem motivo, verificar se há mal contato nos sensores, se continua só Star Diagnózis!

Aconselho-o observar se, quando o triângulo pisca no painel, se o ESP limita o binário do motor travando ao mesmo tempo as rodas com um ruído característico como se freando para estabilizar o carro, se for isso, normal.

Segundo problema, falhando ALGUNS engates de marcha. Bom, aqui, sinceramente fiquei em dúvida, precisaria você explicar melhor o que está observando; imagino por exemplo se essa ML fica trocando marcha o tempo todo te dando impressão que o câmbio está "maluco" principalmente reduzindo toda hora em subidas, corrigi na minha trocando o filtro de ar do motor e o filtro de combustível com regulador de pressão (ítens de revisão nromais, o filtro a cada 30/40k no máximo), no meu caso, inclusive fazia o carro falhar parecendo que o problema era no MAF. Enfim, te sugiro descrever melhor o que você quiz dizer com esse sintoma de "engates falhando", caso não se trate do que imaginei.

Quanto ao diagnóstico dessa oficina citada (conheço inclusive), com todo respeito ao reparador, só te aconselho confiar em diagnóstico de Star Diagnózis e que parta de profissional que entenda de câmbio eletrônico; nem sempre por aqui especializada MB é o caminho, não diria o mesmo se essa ML estivesse em SP ou no RJ.

Sugiro-lhe, também nesse ítem, quanto à manutenção do câmbio, levantar o histórico anterior de manutenções pra ver se já passou da hora ou não de avaliar necessidade de trocar óleo, junta e filtro desse câmbio, claro analisando primeiro o aspecto do conteúdo com reparador experiente em câmbio de Mercedes (em BHte te sugiro o Weydner, técnico da Multimarcas Globocar no Sta Lúcia, formação em eletrônica, cuidava da minha ML e está acostumado a reparar caixas principalmente de W21O e W211 e BMWs).

Ítem 2) barulho nos bancos traseiros: há algo errado aí, esse bancos tem função especial de rebatimento para aumentar espaço para carga, podem ter sido abertos, ou mesmo removidos antes e não foram fixados corretamente; sugiro tentar refazer o procedimento de abertura/fechamento observando o que está errado, alguma bucha faltando e etc, creio que boa parte se resolve com reapertos.

Ítem 3) Entre o forro e o vidro do teto-solar, soltou uma peça e uma borracha, como reparar isso?!: te sugiro postar um foto para visualizarmos do que se trata.

Ítem 4) computador de bordo parou de funcionar: já conferiu a caixa de fusíveis (dentro compartimento motor lado esquerdo tem o esquema inclusive relés);

Ítem 5) faróis envelhecidos ou comprar novos: você pode optar por polimento nos originais como vários Confrades falaram, funciona e vira novinho o aspecto da peça; quanto aos faróis diferentes, você deve se referindo aos faróis lente lisa policarbonato estilo "angel eyes" que equipa as ML55 AMG, esses você pode comprar por aqui, vi preço ótimo de um vendedor de Ipatinga do Mercado Livre oferecendo com todos os impostos e envia com NF a R$ 1.500,00 o par das marcas DEPO ou SONAR, que não minha opinião são as melhores (após é claro as originais HELLA, beeem mais caras); mais em conta pode comprar pelo eBay, sairá em torno de R$1.100 a 1.200 (Depo ou Sonar), os Hella acredito que em torno de R$ 2.000 para comprar sem intermediação de importador. Questão de fiação, não precisa, vai usar o mesmo chicote que está no carro e transplantar para o novo o motorzinho original que faz o movimento de facho; se pensou em fiação para adaptar xenon caso a sua ML não tenha esse opcional, isso atualmente é proibido pelo Contran.

Ítem 6) Pneus:

Ítem 7) Quais são os óleos que devemos trocar do carro, além desses: (olhar nas normas 229 da MB, há tópico no fórum)
- Motor (pela Km indicada, sugiro semi-sintético e evitar flush para limpar o cárter se não tiver registros anteriores dessa prática nas trocas, uso Shell Helix 10W20 HX-7 embalagem azul homologado pela Mercedes-Benz, aconselho trocar a cada 7.500 Km ou 1 ano, o que ocorrer primeiro, no caso de uso normal ou a cada 5.000km ou 6 meses se uso em condições severas, excesso de trânsito urbano, engarrafamentos diários e etc)
- Direção hidraulica (na norma MB te dá as opções, mas só se houver necessidade de trocar, depende do estado do óleo se estiver por exemplo já escurecido com aspecto "barrento" é conveniente trocar)
- Caixa automática de marchas (ítem norma MB para escolha, indico da linha Pentosyn. Revisa-se numa média entre 40 a 50km acredito, sempre trocando também o filtro e junta;
- Freio (fluídos o manual fala em 2 anos, o Mestre Maluy recomenda anualmente)
- Diferencial ?????

Ítem Cool AirBag Off: isso aí tem algumas possibilidades, mais seguro e conveniente verificar pelo Star Diagnózis para ver o que está ocorrendo, mas concordo com o Ruben que pode vir do sensor que fica no banco do passageiro, pois também já vi alguns relatos à respeito, como também já vi proveniente de mau contato na fiação vindo da movimentação do volante dentro da coluna de direção onde liga na bolsa.

Além desses ítens, tem que olhar como estão as 12 velas, estado dos cabos de velas já que você diz que algo falha no funcionamento e etc, sempre utilizar peças e materiais recomendados pela MB.

Sucessos com o SUV!
Antônio Elias
Antônio Elias
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 1581
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 64

Ir para o topo Ir para baixo

(W163): Dúvidas gerais Empty Re: (W163): Dúvidas gerais

Mensagem por Antônio Elias Qui 06 Set 2012, 17:03

Faltou opinião qto aos pneus, recomendo usar a medida original 255 65 R16.

Não recomendo uso de pneu em largura menor que 255 se o SUV tiver uso misto (cidade/estrada) e nem essa medida opcional indicada na ficha técnica do Vrum abaixo, isso por conta do peso bruto total desse SUV, afinal são 2 toneladas e 650 Kg PBT para um veículo que tem centro de gravidade mais alto e estrutura um tanto quanto, diria, "maleável" para permitir off road uso esportivo ao mesmo tempo. [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Antônio Elias
Antônio Elias
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 1581
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 64

Ir para o topo Ir para baixo

(W163): Dúvidas gerais Empty Re: (W163): Dúvidas gerais

Mensagem por ec2lrg Dom 09 Set 2012, 14:07

Pneus, a minha está com 235/70 aro 16 da Pirelli, é o meio termo entre o 225 e 255.
ec2lrg
ec2lrg
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 203
Data de inscrição : 07/08/2012
Idade : 47

Ir para o topo Ir para baixo

(W163): Dúvidas gerais Empty Re: (W163): Dúvidas gerais

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos