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Mensagem por jbelline Sáb 22 Jun 2013, 23:57

Prezados confrades

Comprei recentemente um ClasseA160, mod 2005.
Realizei a manutenção tradicional e revisão, numa oficina da Bosh Car Service.
Foi ofertado usar um "otimizador" chamado militec-1, que tem a função de minimizar atrito no motor.
De fato, a publicidade na rede, no youtube por exemplo, é interessante, mas pergunto, aguém já usou?


------------------------

LAUDO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERIAS - UFMG:

"UFMG Departamento de Engenharía Mecânica                                                          

LAUDO TÉCNICO

PARECER TÉCNICO N.º 03/99

REFERENTE: à análise Física e Química do Condicionador de Metais MILITEC-1, com o objetivo de detectar a formação de Ácido Clorídrico proveniente da reação entre os íons cloretos, presentes no MILITEC-1 e o hidrogênio presente nos vapores de água, que por ventura venham a existir no interior de equipamentos mecânicos ou hidráulicos.

REALIZADO POR:  Prof. Dr. Ramón Molina Valle
Professor Adjunto do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Minas Gerais.

A PEDIDO DE:  Espiña e Ribeiro, Comercio e Representações Ltda. representantes do produto MILITEC-1 em Minas Gerais, por solicitação especial e por escrito, com data de 23/02/99, do Eng.º Fernando Trivellato, Departamento APFM, da  MERCEDES BENZ do Brasil S.A., Juiz de Fora, MG.

1-  HISTÓRICO:

Visando a utilização do Condicionador de Metais MILITEC-1 adicionado ao óleo lubrificante de motores de combustão, redutores e maquinarias industriais em geral, foram realizados diversos experimentos com o objetivo de se determinar a adequação destes dois constituintes, do ponto de vista químico. Diversos ensaios foram realizados em amostras previamente preparadas para determinar alguns parâmetros críticos para os equipamentos, tais como: caracterização química do MILITEC-1 e do Óleo mineral multiviscoso SAE 20W-40, fabricado pela MOBILOIL, utilizado neste teste, grau de miscibilidade dos dois constituintes, e destes com água; acidez da mistura óleo-MILITEC-1 e destes com a água e presença de ions cloretos.

O objetivo final deste estudo é determinar se este material (MILITEC-1) é adequado ou não, para ser utilizado em equipamentos; ou se há a possibilidade de formação de ácido clorídrico (HCl) no sistema a ser utilizado como lubrificante (óleo+MILITEC-1), quando o equipamento esta em pleno funcionamento, o que ocasionaria a corrosão paulatina do mesmo.

2-  METODOLOGIA:

I.  Preparação das amostras.
II.  Caracterização qualitativa das amostras (óleo+MILITEC-1) - Espectros infravermelhos.
III.  Determinação da miscibilidade do MILITEC-1 e o óleo e destes com água em diferentes razões, a temperatura ambiente e 90ºC.
IIII.  Determinação do pH de cada um dos sistemas acima gerados, a temperatura de ambiente e a 90ºC.
V.  Análise qualitativa (identificação de ânions, Cl”) e quantitativa de cloreto, através da técnica de absorção atômica - método indireto.
VI.  Análise quantitativa (volumétrica de neutralização e potenciometria) - acidez total.
VII.  Caracterização e identificação dos constituintes do material das amostras, utilizando a técnica de cromatografia gasosa acoplada a espectrometria de massa (CG/MS).

3- PARECER TÉCNICO:

A análise realizada, para as condições descritas, mostrou que o óleo mineral MULTIVISCOSO SAE 20W-40 utilizado, é formado por uma mistura complexa de hidrocarbonetos alifáticos de cadeia longa. Já o Condicionador de Metais MILITEC-1, além de ser composto de hidrocarbonetos de cadeia longa, apresenta também em sua composição funções éster e algumas delas cloradas.

Pode-se concluir que mesmo com a presença de quantidades grandes de água, como foi o caso das amostras testadas, a mistura óleo+MILITEC-1 permanece com o mesmo pH medido na ausência da água, garantindo baixos índices de acidez da mistura e a “AUSÊNCIA TOTAL DE ÁCIDO CLORÍDRICO”.

4- OUTRAS CONCLUSÕES (a petição do REPRESENTANTE, e derivadas deste estudo).

Como o Condicionador de Metais MILITEC-1 é basicamente um reativo químico composto por Éster clorado sintético integral, que é totalmente estável em presença de umidade e calor, e que, por não conter parafinas cloradas, nem solventes, podemos concluir também:

• A mistura do MILITEC-1 não altera a constituição química / física do óleo.

• O MILITEC-1 reage quimicamente com a superfície metálica e é “ad-sorvido” por esta, em presença de calor, saindo eventualmente totalmente do óleo, que utiliza somente como “veículo”.

• Os gases desprendidos pelo MILITEC-1, quando aquecido, não são tóxicos.

• Quando descartado, o residual de MILITEC-1, que ainda possa estar contido no óleo, não oferece maiores riscos ao ambiente do que o próprio óleo usado.

Belo Horizonte, 20 de Setembro de 1999".

Fontes:

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Em inglês: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

LAUDO GAO - UNITED STATES GOVERNMENT ACCOUNTABILITY OFFICE:

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LAUDO DA MARINHA AMERICANA:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]


Última edição por AEP em Sex 25 Nov 2016, 23:11, editado 8 vez(es) (Motivo da edição : Inserção de laudos técnicos)
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Mensagem por Karl Fass Dom 23 Jun 2013, 00:37

Experimentei e nada vi de novo.

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Abraços,
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Mensagem por GR Dom 23 Jun 2013, 05:55

Publicidade é uma coisa e funcionar é outra....Shocked
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Mensagem por douglas barddal Dom 23 Jun 2013, 06:04

Também coloquei uma vez e não senti nenhuma diferença, o que acho que vale a pena é o confrade nas primeira troca de óleo é trocar este com 2.000km junto com o filtro e verificar no filtro antigo se não tem muitas partículas aderidas a este pois nesta km o lubrificante ainda esta com sua máxima ação detergente, e conforme estiver o filtro passar para os 5.000km ou trocar a próxima com 3.000km pois é difícil  saber se era usado o óleo correto pelo antigo proprietário e você se previne contra a maldita "borra", seja bem vindo ao Fórum.
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Mensagem por jbelline Dom 23 Jun 2013, 11:05

Ao comprar ao carro, eu tomei como precações básicas trocar todos os fluidos, filtros e velas além de solicitar uma avaliação eletrônica. Como resultado, o carro está bem, mas foi ofertado alguns produtos: Militec-1, processo de oxi-sanitização e descarbonizante STP - gasolina. Ao me informar sobre o Militec-1 fiquei com o pensamento da real eficiência dele, mas talvez o efeito seja a longo prazo. Os demais processos são até questionáveis, mas como processo inicial, para tentar ajustar o melhor possível o carro, eu aceitei.
O próximo passo será a troca dos amortecedores. 
E por falar neles, vocês poderiam comentar sobre os que são vendidos como "paralelos"?
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Mensagem por Luiz Pinheiro Dom 23 Jun 2013, 16:13

Bom, eu não duvido que o produto (militec) funcione, o que eu acho é que deve ser mais eficiente mesmo para frotista, donos de transportadoras e etc. Pois aí roda-se muito com os motores e pode-se extrair economia do menor atrito dos metais.

Para nossos carros, com a km que rodamos anualmente eu realmente acho que não chegamos a conseguir "enxergar" o benefício.

Abs
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Mensagem por minssama Dom 23 Jun 2013, 18:40

Militec eu não conheço, mas já usei Molykote e fiquei satifeito com o resultado. Muitos que usam esses produtos comentam da economia de combustível e na melhora de desempenho, mais eu não cheguei a sentir esses efeitos. Porém, posso afirmar que o motor ficou mais solto, silencioso, com menos vibração. Esses produtos, os condicionadores de metais, são indicados mais para carros 'antigos', de + ou - 10 anos de uso, que é o nosso caso. Um Molykote custa entorno de 25 reais nas lojas, e vale a pena experimentar; danificar o motor ele não vai. Eu já coloquei este no meu W168 e no outor carro que eu tinha  antes (de 8 anos de uso) e percebi diferenças, mas, como já mencionei, a diferença foi mais relacionada ao conforto.
Enquanto a Militec, eu vi muitos reclamarem do preço.
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Mensagem por erocha1985 Qui 04 Jul 2013, 14:12

Estou tentado a colocar esse condicionador na minha A160 99. Apesar de ter retificado o motor ainda sinto ela com a partida meio "enroscada". Vou experimentar nessa proxima troca e digo como  se comportou. Como o confrade minssama comentou, danificar não vai...
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Mensagem por Nelson Borges Sáb 06 Jul 2013, 18:50

Olá boa noite. Tenho uma C 280 97 e gostaria de saber se alguém conhece o Militec se já usou ou usa e se vale a pena usar este aditivo ao óleo do motor.Meu carro está com 185.000 km funciona normalmente não esquenta e faz uma média de 8,5 km/lt aqui em Brasília.
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Mensagem por douglas barddal Dom 07 Jul 2013, 00:23

Isso ja deu muito pano pra manga no fórum anterior, eu já usei Molikote que é o concorrente mas como não vi diferença não coloquei mais, daqui a pouco alguém, que já usou o Militec vai se manifestar, creio que ele seja interessante para carros que exijam bastante do motor ou seja, andam sempre em giro alto.
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Mensagem por alexandre rodrigues Dom 07 Jul 2013, 16:02

Uso sempre toda vez que troco o óleo ! Nao modifica nada no motor , apenas minimiza o atrito criando uma película nas pecas internas !
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Mensagem por João Dom 07 Jul 2013, 18:00

Eu acho errado usar qualquer produto que altere a composição dos fluídos recomendados pela Mercedes Benz.

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Mensagem por borba Dom 07 Jul 2013, 18:04

Concordo com o João; a utilização de lubrificante de 1a linha, sintetico de preferencia para as mais modernas, já tem tudo o que é necessário para proteção ao motor  ...não precisa adicionar mais nada, e importante é trocar nos prazos recomendados !bounce Rolling Eyes 

abraço!
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Mensagem por erocha1985 Qui 18 Jul 2013, 13:45

Adicionei o Molykote ao óleo. Nos 2 primeiros dias não vi diferença mas a partir do 3 dia de uso senti o carro mais disposto... talvez o melhor termo fosse o "solto" como o confrade minssama usou. O carro parado parece estar desligado. Ficou muito bom. Vou colocar na caixa de marcha tb. Recomendo.
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Mensagem por Kanduxo Qui 18 Jul 2013, 14:30

Os preços são convidativos? Vou providenciar pra colocar na próxima troca de óleo.
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Mensagem por douglas barddal Qui 18 Jul 2013, 15:01

É já usei o Molycote e não notei diferença, talvez a longo prazo e como não pretendo vender este carro por um booom tempo acho que vou começar a usar.
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Mensagem por erocha1985 Qui 18 Jul 2013, 15:11

Paguei 35,00 no frasco que é suficiente para 5 litros de óleo. Como temos apenas 4,5l fica perfeito. Em SP é possível encontrar por 25,00.

Atentar para a diferença entre o produto para Motor e Cambio, pois são diferentes. Do cambio aqui em Fortaleza custa 22,00, em SP vai ser mais barato com certeza.

Douglas e Kanduxo, façam o teste e voltem para contar suas experiências. Wink
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Mensagem por douglas barddal Qui 18 Jul 2013, 16:13

É erocha semana que vem ela vai para troca de óleo e do fluido da direção eletro/hidraulica, ja fazem 2 anos da vedação e troca e ele não esta mais verdinho, esta escuro, ai então vou colocar de novo este aditivo no óleo.
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Mensagem por SnoOx Qui 18 Jul 2013, 16:29

Isso é supérfluo para uso normal de um veículo, indicado apenas para máquinas e equipamentos em que se tenha atrito absurdo e excessivo entre as partes. Nos motores de carros o óleo lubrificante mais que cumpre este papel, trocando no prazo correto e utilizando o óleo correto não há necessidade de acrescentar nenhum condicionador de metais.
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Mensagem por EfBauru Qui 18 Jul 2013, 17:38

SnoOx disse tudo.
Óleo correto com trocas no intervalo correto e pronto!
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Mensagem por João Qui 18 Jul 2013, 17:44

Realmente sou totalmente contra esse tipo de aditivo.

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Mensagem por douglas barddal Qui 18 Jul 2013, 17:55

Pois é troco a cada 5.000km acho difícil dar problema.
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Mensagem por Kanduxo Qui 18 Jul 2013, 17:57

Troco de 5.000 em 5.000 tb.
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Mensagem por douglas barddal Qui 18 Jul 2013, 18:19

Pois é, é que é barato e pode ajudar o motor, ou ter só um efeito placebo???
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Mensagem por minssama Qui 18 Jul 2013, 18:35

Para conservar o motor a troca de óleo a cada 5000km é suficiente, mas o Molykote torna o motor mais silencioso e macio, além de oferecer uma proteção extra, ou, para alguns, redundate. Eu sou contra o uso do Molykote em carros novos; basta trocar o óleo corretamente. Porém, eu curto muito o benefício do produto (já que contem o bissulfeto de Molibdênio, MOS2) no meu W168 que já rodou quase uma década. Mal ele não faz, nem milagre. Abraço.
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