Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Como evitar que MAF se estrague: é autolimpante?! O que há de mito na limpeza?!

+15
Alexandre - PR
Mau71
V8tao
MILHO
TZero
paulo brito
Maluhy
Coupé-CLK
horacio
luis paulo castro de figu
paulao74
Karl Fass
A.Carneiro
Epicco
Antônio Elias
19 participantes

Página 3 de 3 Anterior  1, 2, 3

Ir para baixo

Como evitar que MAF se estrague: é autolimpante?! O que há de mito na limpeza?! - Página 3 Empty Re: Como evitar que MAF se estrague: é autolimpante?! O que há de mito na limpeza?!

Mensagem por Mau71 Qui 13 Dez 2012, 11:27

Mestre Antonio Elias,

Concordo com o que disse. Parece um pouco de vontade por parte do fabricante em deixar a informação obscura. Essa história (ou estória) de esperar filamento esfriar para nova partida não me faz o menor sentido em carros fabricados em 1990, 2000. Isto É uma situação que acontece na vida real. Carros não resistiriam a manobristas, por exemplo. Eu acho que é um elemento critico sim, mas também deve haver bastante lenda urbana sobre ele.

Fico imaginando que a boa referencia para saber se algo é critico ou não seria pegar algo mantido desde novo como preconizado. Infelizmente quando lidamos com coisas que passaram em outras mãos antes, não temos como garantir. Lembro por exemplo que tive que trocar o sensor de nivel de oleo da minha ex w168 porque minha irmã caiu no conto do frentista completar o óleo (misturou mineral e o sensor ficou maluco). Não posso dizer que o sensor é ruim por conta disso, rsrs.

O MAF depende de 2 elementos externos: AR e alimentação elétrica.
O ar pode estar em 2 estados, limpo ou sujo, dependendo do estado do filtro e a parte elétrica é sujeita a variações, defeitos de alternador, etc. Talvez o vilão nem seja sujeira e sim situações de variações elétricas.

Em tempo: vi que pegou o MAF com o Samico, até hoje ele me atendeu impecavelmente. Você comprou completou ou refil?

Abs



Mau71
Mau71
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Masculino Mensagens : 716
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 52

Ir para o topo Ir para baixo

Como evitar que MAF se estrague: é autolimpante?! O que há de mito na limpeza?! - Página 3 Empty Re: Como evitar que MAF se estrague: é autolimpante?! O que há de mito na limpeza?!

Mensagem por Antônio Elias Qui 13 Dez 2012, 21:19

Grande Maurício,

Em primeiro lugar grato pela indicação do Samico: o Maf que ele me enviou chegou no finalzinho da tarde, quando soube da promoção do refil da Aldor postada pelo Fass já tinha encomendado o completo que é só plugar (diferença no preço de 150k); comprei o Bosch "Germany" completo 0.280.217.515, como estarei em BHte amanhã revisando a C na MQ, instalo-o na ML no final de semana e posto as impressões.

Concordo contigo no tocante às variações elétricas, não faço a menor idéia de qual material ou componente é feito esse tal "fio" para suportar essa descarga de mais 1000 graus mesmo que por segundos, toda hora que ligar a chave - algo que se repete várias vezes ao dia ... se todo mundo fala que o filamento tem tanta sensibilidade que não se pode nem tocar ali ... não vejo com algo assim teria vida longa, o seu raciocínio tem lógica!!!

Abraços,
Antônio Elias
Antônio Elias
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 1581
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 65

Ir para o topo Ir para baixo

Como evitar que MAF se estrague: é autolimpante?! O que há de mito na limpeza?! - Página 3 Empty Re: Como evitar que MAF se estrague: é autolimpante?! O que há de mito na limpeza?!

Mensagem por Antônio Elias Qui 13 Dez 2012, 21:45

Caro Paulo Kropsch,

Interessante a sua dica da limpeza da tomada do Maf, se esse procedimento funcionou por bastante tempo, ou seja só eliminando mal contato elétrico nesses conexões e etc, isso bate exatamente com a teoria do Maurício!!!

Um forte abraços ao amigo!
Antônio Elias
Antônio Elias
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 1581
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 65

Ir para o topo Ir para baixo

Como evitar que MAF se estrague: é autolimpante?! O que há de mito na limpeza?! - Página 3 Empty Re: Como evitar que MAF se estrague: é autolimpante?! O que há de mito na limpeza?!

Mensagem por Karl Fass Sex 14 Dez 2012, 00:29

Antônio, se comprou completo, gasta-se 5 minutos para trocar... bem simples. E como vai a BH, a viagem sobra para a adaptação da ECU.

_________________
Abraços,
Tio Fass

C126 500SEC  1983
W116 280S 1976
W202 C280 1995
w124 300E 24v
W210 E320
W fusca
Como evitar que MAF se estrague: é autolimpante?! O que há de mito na limpeza?! - Página 3 G9b



Equipe Portal Mercedes Brasil
avatar
Karl Fass
Consultor Técnico
Consultor Técnico

Masculino Mensagens : 3813
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 67

Ir para o topo Ir para baixo

Como evitar que MAF se estrague: é autolimpante?! O que há de mito na limpeza?! - Página 3 Empty Re: Como evitar que MAF se estrague: é autolimpante?! O que há de mito na limpeza?!

Mensagem por Mau71 Sex 14 Dez 2012, 01:08

Opa, que bom que gostou Antonio Elias, ele me acostumou mal, levando as peças no meu escritório quando precisei. Peça de qualidade, entrega rápida, preço bom = cliente ganho.

Ainda sobre o danado o maf: não acham estranho um módulo que monitora e irritantemente te avisa como malfunction uma simples fog light queimada (aliás, lampadas têm filamentos) e não te alerta que um componente importante, que pode causar falta de potencia em ultrapassagens ou desligamento total de aceleração (segurança extremamente comprometida) sequer indicar no painel que está fora dos parâmetros?
Digo isso porque no meu entendimento simplista de IE's, todos os modulos têm modulo s.o.s, back home, seja la o nome utilizado onde ele assume um valor previamente estabelecido para um sensor que está muito fora do parâmetro.
Via de regra a luz da injeção se acende, ele assume o valor padrão e a vida continua.
Eu de fato acho muito esquisito um sensor vital para a alimentação dar defeito e não haver um mísero informativo visual disto.

Bom, aguardo ansiosamente o desfecho da historia. Vou me preparando para a troca do meu. Já Ja peço ao Samico um. Suponho que seja o mesmo part number do seu.

Abs!
Mau71
Mau71
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Masculino Mensagens : 716
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 52

Ir para o topo Ir para baixo

Como evitar que MAF se estrague: é autolimpante?! O que há de mito na limpeza?! - Página 3 Empty Re: Como evitar que MAF se estrague: é autolimpante?! O que há de mito na limpeza?!

Mensagem por paulosamicojr Sex 14 Dez 2012, 06:52

Sr Antonio Elias, que bom que recebeu a peça. Como disse o amigo Fass, gasta-se 5 minutos para trocar a versão completa. Coloque a mesma, e viaje, pois a ECU do seu veículo vai se adaptar rapidamente ao novo MAF.

Mauricio, Obrigado pela Indicação ao amigo de Barbacena-MG.

Ah, e quanto ao Refil do Aldor, se n me engano, ele n é da marca Bosch, e sim da Marca Pierburg.
paulosamicojr
paulosamicojr
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 248
Data de inscrição : 13/08/2012
Idade : 42

http://www.sjparts.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Como evitar que MAF se estrague: é autolimpante?! O que há de mito na limpeza?! - Página 3 Empty Re: Como evitar que MAF se estrague: é autolimpante?! O que há de mito na limpeza?!

Mensagem por Karl Fass Sex 14 Dez 2012, 07:00

Maurício, ele avisa sim... tem essa função na sua programação do volante.. tem que ir ao menu...assim como a temperatura do carro, pressão do óleo, etc. E os alertas também podem ser expostos. Cada alteração dos parâmetros gera um alerta.

É que o motorista comum não saberia interpretar, e a sinalização de lâmpada é mais facilmente entendível, pois é função única.


_________________
Abraços,
Tio Fass

C126 500SEC  1983
W116 280S 1976
W202 C280 1995
w124 300E 24v
W210 E320
W fusca
Como evitar que MAF se estrague: é autolimpante?! O que há de mito na limpeza?! - Página 3 G9b



Equipe Portal Mercedes Brasil
avatar
Karl Fass
Consultor Técnico
Consultor Técnico

Masculino Mensagens : 3813
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 67

Ir para o topo Ir para baixo

Como evitar que MAF se estrague: é autolimpante?! O que há de mito na limpeza?! - Página 3 Empty Re: Como evitar que MAF se estrague: é autolimpante?! O que há de mito na limpeza?!

Mensagem por Mau71 Sex 14 Dez 2012, 10:15

Grande Fass!

Que legal, vou já aprender a habilitar isso! :-) Show de bola.

Ainda assim acho que um alerta generico de Visit Workshop deveria soar. Perder potencia em uma ultrapassagem não é brincadeira....


abs
Mau71
Mau71
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Masculino Mensagens : 716
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 52

Ir para o topo Ir para baixo

Como evitar que MAF se estrague: é autolimpante?! O que há de mito na limpeza?! - Página 3 Empty Re: Como evitar que MAF se estrague: é autolimpante?! O que há de mito na limpeza?!

Mensagem por Antônio Elias Sáb 15 Dez 2012, 01:48

Maurício, pelos anúncios do Ebay o Maf da sua C320 é o mesmo da W163 ML320/350, W202 C240/C280 e E320 (Bosch 0280 217 515 ou part number MB A1120940048), na dúvida com confirmar no EPC pelo chassis; antes de comprar outro, faria o teste que o Fass postou.

Paulo, muito grato, recebi tudo certinho conforme combinamos, embalagem original alemã, só não deu foi tempo para "espetá-lo" na ML porque estava saindo de viagem com a C; eu mesmo farei a troca, o par-e-passo é tranquilo e tenho as torx. Ah, e o refil da promoção da Aldor é Pierburg mesmo!

Fass, minha idéia era essa mesmo, já imaginava que seria interessante o conjunto se entender com os parâmetros corretos, mas como tinha que viajar com a C55 (revisão de Km agendada na CCS), na semana que vem faço o teste de estrada noutra viagem rápida programada aqui por perto, valeu!!!Very Happy

Uma curiosidade: na troca de Maf tem alguma recomendação para colocar junto filtro de ar NOVO ou nada a ver se o filtro estiver em boas condições?
Antônio Elias
Antônio Elias
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 1581
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 65

Ir para o topo Ir para baixo

Como evitar que MAF se estrague: é autolimpante?! O que há de mito na limpeza?! - Página 3 Empty Re: Como evitar que MAF se estrague: é autolimpante?! O que há de mito na limpeza?!

Mensagem por Karl Fass Sáb 15 Dez 2012, 08:09

Nada a ver com a troca do filtro.pode fazer independentemente. E , correto, o MAF é o mesmo conforme falou, número Bosch final 515 ( o resto não lembro)

_________________
Abraços,
Tio Fass

C126 500SEC  1983
W116 280S 1976
W202 C280 1995
w124 300E 24v
W210 E320
W fusca
Como evitar que MAF se estrague: é autolimpante?! O que há de mito na limpeza?! - Página 3 G9b



Equipe Portal Mercedes Brasil
avatar
Karl Fass
Consultor Técnico
Consultor Técnico

Masculino Mensagens : 3813
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 67

Ir para o topo Ir para baixo

Como evitar que MAF se estrague: é autolimpante?! O que há de mito na limpeza?! - Página 3 Empty Re: Como evitar que MAF se estrague: é autolimpante?! O que há de mito na limpeza?!

Mensagem por Antônio Elias Sáb 15 Dez 2012, 19:30

Amigos, dando retorno do resultado, instalei o novo Maf e levei a ML320 direto pra testar em rodovia, considero que a substituição resolveu todos os problemas que reclamava no carro de lenta estranha e motor fraco em altas rotações!

De cara observei a lenta "redonda" e estabilizada um pouco coisa mais acelerada que antes, de modo que agora não oscila, o ponteiro nem mexe no painel e não se sente mais o motor "flutuando" com lenta abaixo do normal com ela parada; o motor ficou mais forte e firme nas acelerações, mais força no quick-down e notei que o Maf novo acertou as trocas de marchas nas acelerações mais fortes, que antes ocorriam somente ocorriam em rotações mais elevadas, às vezes para mudar para a 4a. marcha tinha que acelerar até os 5000 RPM com o motor "gritando", agora as mudanças ficaram mais suaves e ocorrem em rotações mais baixas mesmo pisando forte, responde melhor nas retomadas e voltou a ótima velocidade final que tinha antes, enfim voltou a ser o V6 que conheço!

Grato a todos!
Antônio Elias
Antônio Elias
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 1581
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 65

Ir para o topo Ir para baixo

Como evitar que MAF se estrague: é autolimpante?! O que há de mito na limpeza?! - Página 3 Empty Re: Como evitar que MAF se estrague: é autolimpante?! O que há de mito na limpeza?!

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 3 de 3 Anterior  1, 2, 3

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos