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Como evitar que MAF se estrague: é autolimpante?! O que há de mito na limpeza?!

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Mensagem por A.Carneiro Ter 11 Dez 2012, 20:24


RSRSRSRSRS.

Posso quase afirmar que tem mais goiano e goiana em Barbacena do que mineiro. Pelo menos os que foram estudar ai nunca mais voltaram.

Fui apresentado para o MAF em 99, de lá pra cá foram 3 em carros até 2001.

Existe um produto especifico para limpeza de MAF, bico injetor quando fica muito ruim é melhor comprar novo.

Abs.

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Mensagem por Antônio Elias Ter 11 Dez 2012, 20:34

É verdade ACarneiro, a maioria que veio principalmente para servir na EPCAR permaneceu na boa terra!!! rsrsrsrsrsrsrs

Essa questão do Maf, até agora não consegui entender qual é o segredo para essa ... não estragar!
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Mensagem por luis paulo castro de figu Ter 11 Dez 2012, 22:20

tem que ter cuidado,pois o que vejo trocando o maf e brincadeira,o meu foi condenado e comprei um zero bosch,nao funcionou direito,trocaram com um de uma outra c280 e funcionou,nao tinha entendido nada pois o meu novo funcionou na outra.agora fui em outro mecanico e ele resolveu colocar o meu velho ,que foi condenado,funcionou muito bem.e agora? tive em miami e trouxe um maf usado,o mecanico disse que estava ruim, testei agora esta funcionando. e agora estou com 2 mafs sobresalentes e utilizando o original do carro.portanto nem tudo e culpa do maf
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Mensagem por A.Carneiro Ter 11 Dez 2012, 22:30

Eu sofri muito com MAF na E430, troquei na CSS, funcionava uns dias, e pimba, a marcha lenta começa a falhar, e num V8,

A sensação é de estar dentro de uma batedeira de bolo.

Não tenho solução para este mistério. Mas de vez em quando o suporte das bobinas de ignição afrouxam na base e causa um efeito muito parecido com o MAF.

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Mensagem por Antônio Elias Ter 11 Dez 2012, 22:35

Suporte das bobinas ... vou listar isso no "check-up"!Shocked
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Mensagem por A.Carneiro Qua 12 Dez 2012, 09:25


Antônio Elias,

Parametrização somente em bicos mais novos com o recurso de regulagem de pressão, e que custam um monte de dinheiro.

Se bico estiver ruim, limpeza é jogar dinheiro fora.

Abs.








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Mensagem por Mau71 Qua 12 Dez 2012, 09:44

Acho a dica do Fass preciosíssima: desligue o MAF e rode. O carro vai andar com o parâmetro padrão atribuido pela injeção. O consumo disparará mas os sintomas dos defeitos deverão desaparecer.

Meu carro apresentou 2 anomalias no mes passado que aparentemente seriam MAF ou bobinas, perdeu potencia e ficou com lenta irregular, falhando. Encostei, desliguei e religuei.

O problema é que é tão raro acontecer (2x em 4.000km) que fica dificil estabelecer um cenário de teste. Soma-se a isso o fato do consumo estar ótimo. Nunca tive um 6 cilindros que faz 7,5 na cidade e 10.8km/l na estrada. Na verdade, poucos 4 cilindros automaticos que tive chegaram nesses índices de consumo.

Abs
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Mensagem por Antônio Elias Qua 12 Dez 2012, 13:16

Amigos, hoje pela manhã fiz o teste do jeito que o Fass postou, rodei com o Maf desconectado, percebi máquina mais forte e sem a oscilação observada antes na lenta, portanto da minha parte não tenho mais dúvidas e está confirmada a suspeita inclusive do mecânico Weydner: é o danado do Maf com defeito mesmo!

Obrigado ao Fass e demais Confrades pelo apoio, assim que receber o bosch completo zero, instalo e dou retorno!
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Mensagem por Alexandre - PR Qua 12 Dez 2012, 13:31

Antônio Elias,

Apenas evite usar o carro com o MAF desligado. Explico.

Quando precisei usar ele desligado por situação parecida com a sua, em 2 vezes, quando precisei frear bruscamente o carro, ele "morreu".

Provavelmente pela desaceleração, houve corte de injeção de combustível no motor (talvez até pela interligação com o sistema BAS?) e o carro em seguida "morreu". Fiquei imaginando se acontecesse isso em uma auto-estrada há 140km/h e que precisasse frear bruscamente apenas por poucos segundos e o risco do carro morrer Shocked. O volante ia travar e o resto, nem quero imaginar.
affraid

Concluí que o MAF desligado melhora o desempenho (e aumenta o consumo), mas parece que deixa o sistema de injeção "maluco" quando há uma situação "incomum".

O meu MAF, mesmo quando estava estragado, nunca deixou o carro morrer;
apenas houve perda de desempenho e marcha lenta oscilando eventualmente.


Abs,
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Mensagem por Antônio Elias Qua 12 Dez 2012, 13:39

ACarneiro, muito bom o esclarecimento, não sabia disso. Noto que os sistemas de injeção evoluiram muito nos últimos 10 anos, só mesmo conhecimento profissional para entender e a necessidade de frequentar somente oficinas aparelhadas e especializadas; mas de qualquer forma, já que o Fass disse que pódium também pode sujar bicos, vou ficar atento a esse ítem nas próximas revisões.
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Mensagem por Antônio Elias Qua 12 Dez 2012, 13:41

Mau, pelo que conversamos e conheço dessa C320, os números de consumo dela estão bons, mas esse carro já chegou dar 12,8 em estrada comigo, hein!

Pelos sintomas que você fala, vamos ver a opinião dos demais, mas eu acredito que o problema pode ser só uma simples limpeza na TBI!!!

Pelo que o Maluhy fala de Maf, esse filamento do Maf é muito sensível, já passou da hora dos engenheiros das montadoras criarem algo mais resistente, o troço parece soprar ali que sai de parâmetro!!!

Eu tive problemas no ano retrasado foi com Maf num Mustang GT, esse acusou "fora de faixa" no Scanner, foi mais tranquilo para resolver, a marcha lenta e a mistura ficam uma droga.
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Mensagem por Antônio Elias Qua 12 Dez 2012, 13:56

Ah sim Alexandre, a sua observação é importante mesmo.

Aconteceu o seguinte, rodei bastante para observar o comportamento sem o sensor até acabar de tirar as dúvidas, mas religuei-o novamente tão logo notei que o motor "apagou" quando transpunha um quebra-molas!!!!.

Na verdade com a minha ML está acontecendo o mesmo que ocorreu contigo - aliás Maf de W163 é o mesmo das W202 C240 e C280 e algumas E, mesmo part number - dá para continuar rodando com esse Maf até colocar outro, mesmo estando realmente fora dos parâmetros, perdeu força nas retomadas e etc, observo exatamente o que você vivenciou na sua W202: perda de desempenho e a tal incômoda oscilação eventual na lenta!!!
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Mensagem por Mau71 Qua 12 Dez 2012, 14:43

De fato, rodar com o maf desligado é apenas para testar, afinal controlamos as variáveis. Uma vez confirmado, só trocando mesmo, nada de gambiarra.

Sobre eles serem sensíveis eu concordo parcialmente. Civic tem maf e nunca ví um dar problema. Obviamente dão, mas não é algo alarmante. Quem teve carro com injeção analógica (gol gti, kadett gsi e escort xr3) lembra o quanto aqueles mafs eram chatinhos também. Talvez existam maf's com tecnologias diferentes.

abs

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Mensagem por J.Carlos Qua 12 Dez 2012, 16:47

Algum confrade saberia informar se as W203 possuem MAF, e em caso afirmativo se é necessário fazer limpeza (manutenção). Grato.
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Mensagem por Antônio Elias Qua 12 Dez 2012, 17:39

Maurício, sinceramente acho esse sensor do sistema Maf usado nas Mercedes muito delicado e ítem muito caro para o meu gosto, não ouço ninguém elogiando, veja no que deu a história do Maf nos primeiros Classe A, mudaram o sistema de medição para MAP e esse até o Maluhy elogia, pelo menos no nosso W168 (2004) Map não dá dor de cabeça e ainda é muito mais barato para manter!!!

Muitos mecânicos falam que não gostam nem de mexer em Maf, então esse sensor no filamento deve ter sim algum problema com sensibilidade, não sei qual é esse sistema Maf do Civic, sei que há 2 tipos de Maf, o de Mustang por exemplo até 99 mede por fluxo, há Maf por fluxo e Maf por massa de ar (técnica do fio quente) além do terceiro sistema que é o MAP (“Speed density” (velocidade/densidade)- utilizando a rotação e o vácuo do motor) esse para mim é o melhor. Esses 2 sistemas Maf não faço a menor idéia da diferença entre eles do ponto vista técnico e prático e sobre essa auto-limpeza lê-se de tudo pela internet, muita gente acha que é lenda esse negocio de que ligar e desligar ignição aciona essa tal limpeza e estraga sensor, num Fórum de Toyota europeu ninguém acredita nisso, muito menos eu.

Como não encontrei nada à respeito no site da Bosch que inventou a injeção eletrônica há 100 anos atrás, alguém sabe afinal de alguma fonte ou orientação confiável para sabermos realmente o que tem que fazer para o sensor não ficar maluco e durar mais tempo?!?! Twisted Evil
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Mensagem por Antônio Elias Qua 12 Dez 2012, 17:48

JCarlos, W203 usa sistema o 2o. sistema Maf citado. Se o carro está funcionando bem deixaria como está; uns limpam e dizem que dá resultado, outros dizem o contrário que é auto-limpante e não precisa ... comigo não deu certo na ML, mas já deu certo numa C, mesmo Maf, mesmo part number, vai entender !?!?
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Mensagem por J.Carlos Qua 12 Dez 2012, 18:15

Olá Antonio,

Pelo que li neste tópico, pode estar acontecendo na minha W203 o mesmo tipo de sintoma que passo a relatar: em algumas ocasiões, não sempre, logo após exigir um pouco mais da aceleração a lenta desregula e o motor fica trepidando um pouco, mas basta desligar o motor, ao religar volta tudo ao normal. Seria isso sintoma do Maf ?
abç
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Mensagem por Antônio Elias Qua 12 Dez 2012, 18:54

Caro JCarlos, a última falha na ML aconteceu do mesmo jeito, então digamos, por analogia, para mim aparentemente é possível que isso possa ser relacionado a Maf ou atribuir o fato se isolado a alguma anomalia momentânea da injeção eletrônica caso não tenha percebido frequência ou repetição desse tipo de falha como fez o Maurício.

Mas como o Fass falou da hipótese de falha em bicos injetores já fico em dúvida, acho mais seguro passar primeiro o Star para ver no diagnóstico qual ou quais falhas ficaram registradas, para só depois estabelecer uma direção mais segura.

Carlos, acho enfim que, se a falha ocorre com frequência, melhor aguardar outras opiniões!
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Mensagem por Alexandre - PR Qua 12 Dez 2012, 19:34

J.Carlos,

Essa falha pode ser uma série de coisas. Desde gasolina ruim, até bicos injetores entupidos, MAF, etc...

Abs,
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Mensagem por J.Carlos Qua 12 Dez 2012, 19:50

Ok Alexandre e Antonio,

Vou começar mandando fazer limpeza nos bicos. Gasolina utilizo tipo Premium e abasteço sempre no mesmo posto .

grato pelas dicas
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Mensagem por Paulo Kropsch Qua 12 Dez 2012, 21:25

Eu concordo com Antonio Elias que limpar o MAF deixa o motor mais uniforme em marcha lenta. A diferença é que , mesmo antes de saber desse aquecimento do filamento até 1.000 graus, eu só vinha limpando a tomada do MAF. As ultimas vezes eu, por preguiça, só desencaixei e encaixei a tomada varias vezes e resolveu o problema por bastante tempo. Quando isto não resolveu, troquei por um novo.

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Mensagem por J.Carlos Qua 12 Dez 2012, 21:50

Portal MercedesBrasil: escola para os mercedeiros !!!
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Mensagem por Antônio Elias Qui 13 Dez 2012, 10:36

JCarlos, importantíssimo passar primeiro o Star para ver antes que tipo de falha ficou registrada e entender o que ocorre !!!
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Mensagem por Daniel-SP Qui 13 Dez 2012, 10:51

Apenas para colaborar ,nas w203 nem todos os Maf são da Bosch , na minha é da marca Siemens Vdo e desconheço se existe equivalente Bosch sendo que o da Siemens é caríssimo. ( r$ 1800,00) via caminho das pedras e por volta de ( r$4.800.00) via css.
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Mensagem por J.Carlos Qui 13 Dez 2012, 11:17

Vou mandar passar o star,

abç Antonio
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