Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Aditivo para o radiador

+25
A190
Seissler
RenanMain
GR
AEP
Guilhermino
Berantis
Luiz Pinheiro
borba
Epicco
Antônio Elias
helena
Gevieski
Jorge
anigrof
Maluhy
lucasxavi2010
douglas barddal
Leon
Alexandre - PR
walter paiva
EduBahia
C-220
ZIG MASTER
EfBauru
29 participantes

Página 3 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para baixo

Aditivo para o radiador - Página 3 Empty Re: Aditivo para o radiador

Mensagem por Maluhy Sáb 25 maio 2013, 00:34

1-Leon,é impressionante, já peguei linha Fiat trabalhando mal e ao trocar o liquido refrigerante melhorou o funcionamento,o sensor de temperatura da água manda info completamente errada para o módulo.

2-Helena,sistema de arrefecimento são vários componentes a testar ,qdo está tento variação de temperatura/consumo de água tem que checar a válvula termostatica e o range da temperatura,como o cotó não tem marcador o profissional tem que usar scanner e fazer os testes,além de checar se o sistema não tem vazamentos, não é bicho de 7 cabeças... Shocked

3- nunca se esqueçam: quem refrigera é a água,mas pura no meio ferroso ela tb não pode ficar..... Shocked
Maluhy
Maluhy
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 2171
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 63

Ir para o topo Ir para baixo

Aditivo para o radiador - Página 3 Empty Re: Aditivo para o radiador

Mensagem por Alexandre - PR Sáb 25 maio 2013, 02:03

Acho que a situação da Helena tem uma explicação: o sistema está com vazamento pelo uso contínuo sem aditivo. Ao colocar o aditivo concentrado puro (mais denso que a água ou aditivo diluído), o vazamento ficou "vedado" pois a densidade do aditivo concentrado, não "permitia" o vazamento. Ao colocar água/diluir o aditivo, reduziu-se a densidade/viscosidade, ocasionando o vazamento, que acabou por "esgotar"/baixar água do sistema. Ou seja, usando o concentrado, resolve-se o problema do vazamento, mas criam-se outros: a ventoinha precisa trabalhar dobrado, assim como a bomba d´água para circular o líquido dentro do sistema.

Quando comprei a última vez aditivo para a W202, pude ver que ele é bem "grosso", quase "pastoso". Quando misturado com a água, perde essa propriedade.

Abs,
Alexandre - PR
Alexandre - PR
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 3167
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 39

Ir para o topo Ir para baixo

Aditivo para o radiador - Página 3 Empty Re: Aditivo para o radiador

Mensagem por Epicco Sáb 25 maio 2013, 07:57

helena os fabricantes recomendam a adição de aditivos à água do radiador por dois motivos: para proteção contra corrosão do sistema e para alterar para maior o ponto de ebulição da água (alguns aditivos também alteram para baixo o ponto de congelamento da água).
O que de fato faz o papel de refrigerante é a água.

O carro precisa ser verificado quanto ao estado da válvula termostática, ítem que tem vida útil na faixa de 60 a 70k km, estado do radiador e existência ou não de vazamentos,

Como disse o Maluhy, não é complicado isso, mas requer mecânico competente.

_________________
Abraços,

Epicco
Moderador

Equipe Portal Mercedes Brasil
Epicco
Epicco
Moderador
Moderador

Masculino Mensagens : 7000
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 70

Ir para o topo Ir para baixo

Aditivo para o radiador - Página 3 Empty Re: Aditivo para o radiador

Mensagem por borba Sáb 25 maio 2013, 09:30

Este é o tipo de serviço que Não recomendaria fazer em posto de gasolina ...só da m.... caca ....
O ideal é drenar toda a aqua com o motor frio ...fazer a mistura previamente , se o aditivo for concentrado , pois existem aditivos já diluidos o que facilita o serviço pois já vem com agua deionizada e fazer a devida sangria do sistema com o motor em funcionamento desde o inicio do aquecimento do motor para evitar ficar com o nivel baixo e causar superaquecimento , que foi provavelmente o que ocorreu com o carro da Helena .... Shocked
avatar
borba
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 1222
Data de inscrição : 20/08/2012
Idade : 64

Ir para o topo Ir para baixo

Aditivo para o radiador - Página 3 Empty Re: Aditivo para o radiador

Mensagem por helena Sáb 25 maio 2013, 11:54

Bom dia!

Realmente eu pedi no posto para drenar a agua, mas o pessoal não tem experiencia neste carro e como a água já havia saído e fiz a mistura e coloquei, mas o certo é fazer no mecanico, drenar toda a agua do sistema, radiador e somente após isso colocar o aditivo..

Acho que o Alexandre, deu uma explicação bem lógica para o meu caso, deve ter acontecido isso mesmo.. como segue:

*** Acho que a situação da Helena tem uma explicação: o sistema está com vazamento pelo uso contínuo sem aditivo. Ao colocar o aditivo concentrado puro (mais denso que a água ou aditivo diluído), o vazamento ficou "vedado" pois a densidade do aditivo concentrado, não "permitia" o vazamento. Ao colocar água/diluir o aditivo, reduziu-se a densidade/viscosidade, ocasionando o vazamento, que acabou por "esgotar"/baixar água do sistema. Ou seja, usando o concentrado, resolve-se o problema do vazamento, mas criam-se outros: a ventoinha precisa trabalhar dobrado, assim como a bomba d´água para circular o líquido dentro do sistema.

Quando comprei a última vez aditivo para a W202, pude ver que ele é bem "grosso", quase "pastoso". Quando misturado com a água, perde essa propriedade. ****

Como já era sexta à tarde, o mecânico não podia atender, achei melhor passar no posto, o Borba havia me instruído para trocar, mas eu achei que no posto resolveria....acabou dando CACA mesmo né Borba? mas, segunda vou levar no mecanico e ver essa válvula...

No entanto, tenho dúvida sobre essa válvula, quando tive problema com o gol, e tive que trocar o radiador, levei para uma pessoa especializada em radiador e ele disse que essa válvula causa muito problema e não tem muita utilidade e o melhor é retirá-la e foi que ele fez, já tinha me alertado sobre isso outro mecanico e ele aconselhou o mesmo!!...após isso, troquei a bomba e não esquentou mais!! e ele disse que isso vale para qualquer tipo de carro... é isso mesmo? alguém sabe sobre isso??

Bom, isso me preocupa demasiadamente, dois carros com o mesmo problema... tenho muita preocupação com isso!!... voces não acham melhor colocar mais aditivo do que água até porque como o Alexandre falou, o aditivo quando misturado perde sua propriedade!! então talvez não é ai que está o problema?? tenho muitas dúvidas sobre isso....

Desculpem levantar essa polêmica novamente, mas isso na verdade é um problema muito sério, vai indo e acaba por trincar cabeçote como no meu caso anterior...

Agradeço a atenção de todos e aguardo mais notícias..
helena
helena
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Feminino Mensagens : 65
Data de inscrição : 20/05/2013
Idade : 64

Ir para o topo Ir para baixo

Aditivo para o radiador - Página 3 Empty Re: Aditivo para o radiador

Mensagem por walter paiva Sáb 25 maio 2013, 12:11

Helena,
Você precisa verificar isso logo, pois com arrefecimento de motor não se brinca.
Se o seu carro esta consumindo água tem vazamento e não adianta colocar só aditivo, selante, diabo verde, vedacit, etc, etc que não vai solucionar o seu problema. Como disse o Maluhy isso não é um bicho de sete cabeças para resolver.
O Classe A quando o sistema de arrefecimento esta em ordem ele não baixa o nível de água. Vai fazer 2 anos que foi efetuado a manutenção preventiva no sistema de arrefecimento do meu Classe A e desde então eu nunca precisei completar, esta ali sempre no nível.
Você precisa levar o seu carro para um mecânico avaliar a estanqueidade do sistema, para ele identificar onde esta o problema.

_________________
Walter
Administrador
Equipe Portal Mercedes Brasil

Aditivo para o radiador - Página 3 Spinne10
walter paiva
walter paiva
Administrador
Administrador

Masculino Mensagens : 10201
Data de inscrição : 05/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Aditivo para o radiador - Página 3 Empty Re: Aditivo para o radiador

Mensagem por Epicco Sáb 25 maio 2013, 12:14

Se o seu mecânico aconselha a retirada da válvula termostática, troque o mecânico rapidamente.

_________________
Abraços,

Epicco
Moderador

Equipe Portal Mercedes Brasil
Epicco
Epicco
Moderador
Moderador

Masculino Mensagens : 7000
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 70

Ir para o topo Ir para baixo

Aditivo para o radiador - Página 3 Empty Re: Aditivo para o radiador

Mensagem por walter paiva Sáb 25 maio 2013, 12:22

Espero que este mecânico não seja o mesmo que informou que a bateria descarregou pelo corpo de borboleta estar sujo Shocked

Helena, o motor não pode trabalhar sem a válvula termostática, pois é ela que controla a temperatura do motor. Troque de mecânico imediatamente (x2).

_________________
Walter
Administrador
Equipe Portal Mercedes Brasil

Aditivo para o radiador - Página 3 Spinne10
walter paiva
walter paiva
Administrador
Administrador

Masculino Mensagens : 10201
Data de inscrição : 05/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Aditivo para o radiador - Página 3 Empty Re: Aditivo para o radiador

Mensagem por douglas barddal Sáb 25 maio 2013, 12:28

Segue aquele mapinha que te fiz e seja feliz. Very Happy
douglas barddal
douglas barddal
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 2721
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 61

Ir para o topo Ir para baixo

Aditivo para o radiador - Página 3 Empty Re: Aditivo para o radiador

Mensagem por Antônio Elias Sáb 25 maio 2013, 12:38

... o motor não pode trabalhar sem a válvula termostática, pois é ela que controla a temperatura do motor. Troque de mecânico imediatamente (x 3).What a Face
Antônio Elias
Antônio Elias
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 1581
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 65

Ir para o topo Ir para baixo

Aditivo para o radiador - Página 3 Empty Re: Aditivo para o radiador

Mensagem por helena Sáb 25 maio 2013, 13:34

puxa! obrigada..

Era só uma dúvida, não era meu mecanico não, eu comentei com essa pessoa na época sobre o problema e ele disse isso sobre a válvula, achei realmente estranho..

O meu mecânico da classe A é muito responsável, ele disse que observou ela e não identificou nenhum vazamento, disse que valvula, bomba estão ok, mas que era para eu observar e levar a semana que vem, pois tenho que arrumar outra coisa...

Eu me apressei em levar no posto, devia ter seguido as recomendações do Borba e outros de levar ao mecânico e fazer as verificações e drenar a agua do sistema corretamente e colocar o aditivo diluido 50%... e fazer em Posto para este tipo de problema NUNCA MAIS!!

Vou fazer isso segunda, e pedir para ele verificar todas as possibilidades novamente e fazer os devidos testes...

Obrigada pelas informações, à todos os amigos..tenham um execelente final de semana!
helena
helena
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Feminino Mensagens : 65
Data de inscrição : 20/05/2013
Idade : 64

Ir para o topo Ir para baixo

Aditivo para o radiador - Página 3 Empty Re: Aditivo para o radiador

Mensagem por Epicco Sáb 25 maio 2013, 13:50

Na zona norte leve na sinal verde. Voce vai economizar muito tempo.
Peça para o Jorge te fazer um orçamento.

_________________
Abraços,

Epicco
Moderador

Equipe Portal Mercedes Brasil
Epicco
Epicco
Moderador
Moderador

Masculino Mensagens : 7000
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 70

Ir para o topo Ir para baixo

Aditivo para o radiador - Página 3 Empty Re: Aditivo para o radiador

Mensagem por Luiz Pinheiro Sáb 25 maio 2013, 14:29

Posto eh para abastecer e calibrar pneu....e SO!

Abs
Luiz Pinheiro
Luiz Pinheiro
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 7443
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 50

Ir para o topo Ir para baixo

Aditivo para o radiador - Página 3 Empty Re: Aditivo para o radiador

Mensagem por Alexandre - PR Sáb 25 maio 2013, 14:49

Helena,

Veja só, quando falei sobre o uso do aditivo concentrado perder propriedades, refere-se à densidade dele. Ou seja, o correto é usar o aditivo concentrado, diluído em água desmineralizada!

Usando o concentrado, você consegue vedar o vazamento, mas como a troca térmica fica prejudicada pela alta concentração do aditivo, a ventoinha e bomba d´água, precisam trabalhar em dobro para realizar a troca térmica do líquido do radiador com o ar ambiente. Ou seja, se usar assim, logo logo sua bomba d´água ou a ventoinha, vão "reclamar".....

Abs,
Alexandre - PR
Alexandre - PR
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 3167
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 39

Ir para o topo Ir para baixo

Aditivo para o radiador - Página 3 Empty Re: Aditivo para o radiador

Mensagem por Alexandre - PR Sáb 25 maio 2013, 14:51

"Posto eh para abastecer e calibrar pneu....e SÓ!" (X2)

Abs,
Alexandre - PR
Alexandre - PR
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 3167
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 39

Ir para o topo Ir para baixo

Aditivo para o radiador - Página 3 Empty Re: Aditivo para o radiador

Mensagem por borba Sáb 25 maio 2013, 15:48

Amigos confrades,
ë pior que isto !!! se utilizar aditivo na concentraçao maior que 60 % que é o maximo recomendado , alem de poder superaquecer o motor ,pois quem equilibra a troca termica continua sendo a agua que tem um coeficiente de troca termica maior que o aditivo tem o agravante de atacar as partes do motor e sistema que são em aluminio ! isto mesmo! o aditivo puro ou em alta concentraçao ataca peças em aluminio !!!vindo a degrada-las a médio prazo ... Shocked Aditivo para o radiador - Página 3 597417551

E outra visão clara para mim ...posto de gasolina só serve UNICA E EXCLUSIVAMENTE para por gasolina ! e olha lá ! hehehe

abraço!
avatar
borba
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 1222
Data de inscrição : 20/08/2012
Idade : 64

Ir para o topo Ir para baixo

Aditivo para o radiador - Página 3 Empty Re: Aditivo para o radiador

Mensagem por helena Sáb 25 maio 2013, 16:46

Obrigada amigos!

Alexandre, Borba, Luiz, Epicco..

Hei Borba!! Posto além de ser para colocar somente gasolina!! temos que ficar atentos ao tipo de gasolina!! e olha lá...heheh..

abração!
helena
helena
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Feminino Mensagens : 65
Data de inscrição : 20/05/2013
Idade : 64

Ir para o topo Ir para baixo

Aditivo para o radiador - Página 3 Empty Re: Aditivo para o radiador

Mensagem por Berantis Sex 26 Jul 2013, 21:21

Este aditivo da Delphi pode ser usado?  (Aditivo de Arrefecimento RL10008 DELPHI)

Aditivo para o radiador - Página 3 Gera_thumb


Aditivo para o radiador - Página 3 0000000019380_img
Berantis
Berantis
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 2472
Data de inscrição : 09/08/2012
Idade : 64

Ir para o topo Ir para baixo

Aditivo para o radiador - Página 3 Empty Re: Aditivo para o radiador

Mensagem por douglas barddal Sex 26 Jul 2013, 22:08

A marca é super confiável, mas se o preço for próximo aconselho o original, mas me diga que MB é este do teu Avatar?
douglas barddal
douglas barddal
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 2721
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 61

Ir para o topo Ir para baixo

Aditivo para o radiador - Página 3 Empty Re: Aditivo para o radiador

Mensagem por EfBauru Sex 26 Jul 2013, 22:12

Se atende à Mercedes 326.3, ok.
EfBauru
EfBauru
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 1731
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 64

Ir para o topo Ir para baixo

Aditivo para o radiador - Página 3 Empty Re: Aditivo para o radiador

Mensagem por Berantis Sáb 27 Jul 2013, 20:34

Douglas é uma Mercedes-Benz Biome Concept (2010).



Jaguar, como saber se atende a norma 326.3



Abs.
Berantis
Berantis
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 2472
Data de inscrição : 09/08/2012
Idade : 64

Ir para o topo Ir para baixo

Aditivo para o radiador - Página 3 Empty Re: Aditivo para o radiador

Mensagem por EfBauru Dom 28 Jul 2013, 00:10

Berantis, veja se o rótulo existente no frasco do aditivo traz essa informação. Eu tenho aqui 10 litros do aditivo pronto para uso da Havoline (Texaco) e no rótulo tem a indicação).
Ou então, faça uma pesquisa na NET.
SNME os da Pentosin atendem à Norma MB.
Um abraço!!
EfBauru
EfBauru
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 1731
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 64

Ir para o topo Ir para baixo

Aditivo para o radiador - Página 3 Empty Re: Aditivo para o radiador

Mensagem por Guilhermino Dom 28 Jul 2013, 03:03

Há uns dois anos, eu paguei bem barato nesse aditivo Delphi. Custou R$ 16,91 o litro, e já vi pelo triplo em outros lugares.

Mas a norma correta para automóveis não é a 325/6.0? Tem aquela questão dos inibidores de corrosão serem de tecnologia 100% orgânica (325.3) ou híbrida com silicatos e boratos (325.0). Leio e leio a respeito, mas não chego a conclusão nenhuma sobre qual desses usar, ou produtos diversos.
Guilhermino
Guilhermino
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Masculino Mensagens : 976
Data de inscrição : 03/10/2012
Idade : 41

Ir para o topo Ir para baixo

Aditivo para o radiador - Página 3 Empty Re: Aditivo para o radiador

Mensagem por douglas barddal Dom 28 Jul 2013, 07:04

É Guilhermino já li algo sobre isso que afeta o bloco de alumínio da Classe A.
douglas barddal
douglas barddal
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 2721
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 61

Ir para o topo Ir para baixo

Aditivo para o radiador - Página 3 Empty Re: Aditivo para o radiador

Mensagem por Berantis Dom 28 Jul 2013, 11:22

Jaguar,

Grato pela informação.

Abs.
Berantis
Berantis
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 2472
Data de inscrição : 09/08/2012
Idade : 64

Ir para o topo Ir para baixo

Aditivo para o radiador - Página 3 Empty Re: Aditivo para o radiador

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 3 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos