Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

(W163): Bateria - orientações para substituição

3 participantes

Ir para baixo

(W163): Bateria - orientações para substituição  Empty (W163): Bateria - orientações para substituição

Mensagem por ec2lrg Ter 08 Jan 2013, 15:03

Caros Confrades,

A bateria do meu carro está com carga baixa (como não é um modelo selado) está recebendo os devidos tratamentos, carga lenta, reposição do liquido e etc ...

Qual é/são os modelos indicados para este carro ????

No meu está uma bateria de 90A de perfil baixo.

Edit: Realmente eu não manjo nada do assunto, caso haja algo errado, aceito as devidas explicações.
ec2lrg
ec2lrg
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 203
Data de inscrição : 07/08/2012
Idade : 47

Ir para o topo Ir para baixo

(W163): Bateria - orientações para substituição  Empty Re: (W163): Bateria - orientações para substituição

Mensagem por Antônio Elias Ter 08 Jan 2013, 18:25

Ec2lrg, qual a marca dessa bateria que está no seu SUV e tempo de uso?

É bom olhar se essa bateria já está o fim da vida útil, a Bosch por exemplo coloca entre 3 a 4 anos no máximo para as baterias da marca, já usei uma Bosch de 90 Ah não selada que durou 2 anos numa C, colou as placas e não se recuperou nem com troca de fluídos, chegando próximo ao fim da vida útil, só outra nova para não ter mais aborrecimentos.

Já essa questão da amperagem correta acho meio polêmica: a especificação correta de fábrica pede bateria de 100 Amperes de caixa baixa, que por sinal não existe no mercado ao passo que W163 vem de linha de montagem com alternador salvo engano de 115.

Os consultores das CCs usualmente sugerem aos donos a Moura de 95 Ah QD - (ou uma equivalente de 1a. linha que não existe nessa amperagem, as demais marcas só tem de 90), alegam que a 95QD da Moura é que mais se aproxima da especificação MB, contudo fabricantes de peso como a Bosch indica no catálogo tanto para ML quanto para várias outras versões de Mercedes, a linha silver de baterias de 90 Ah ...

Por outro lado, em modelos com muita eletrônica embarcada e consumo elétrico mais expressivo, muitos como eu têm optado pela Moura 110QD nas C com pacote eletrônico mais recheado, pode ser usada tbém em W163, ótima inclusive para quem roda pouco e precisa de reserva de partida.

No meu modo de ver, se a sua W163 estiver com os equiptos e acessórios originais, uma boa bateria de 90 Ah de 1a. linha atende em função do baixíssimo consumo elétrico dessa versão, principalmente se o seu SUV for de uso diário, sempre repondo carga, mas é necessário que essa sua bateria, ou outra que vier adquirir, tenha boa corrente/reserva de partida, do contrário melhor substituí-la pela proximidade de final de vida útil, uma bateria de manutenção nessa situação que você descreveu basta mais uma descarga profunda e já era!!!

Abraços,
Antônio Elias
Antônio Elias
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 1581
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 65

Ir para o topo Ir para baixo

(W163): Bateria - orientações para substituição  Empty Re: (W163): Bateria - orientações para substituição

Mensagem por ec2lrg Ter 08 Jan 2013, 22:01

Obrigado Antonio, vou ser sincero não sei o modelo, a bateria em teoria é nova, foi colocada em 06/2012 mas foi paga pelo antigo dono.

É um modelo de 90A, ando todo dia praticamente e não tem nada a mais no carro, inclusive o som é ainda toca-fitas, como só escuto rádio, está ótimo, até porque o som é muito bom (diga-se de passagem).

Para MP3 eu uso o GPS e ligo na função rádio, fica bom.

Eu gosto de AC Delco, não muito das Heliar e nunca usei a Moura.

Ontem deu o famoso "tec" e nada na partida, uma hora ligou fiz o que tinha que fazer, a noite eu liguei e foi de primeira.

Hoje bem cedinho tambêm, já na hora do almoço, bateria se entregou, um mecânico veio com um "kit" de carga e pegou de primeira com o som caracteristico do V6.

Espero que seja só isso mesmo, pois o meu pai está com uma Pajero parada tambêm com problemas na partida, amanhã acho que ele terá a resposta.
ec2lrg
ec2lrg
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 203
Data de inscrição : 07/08/2012
Idade : 47

Ir para o topo Ir para baixo

(W163): Bateria - orientações para substituição  Empty Re: (W163): Bateria - orientações para substituição

Mensagem por GR Qua 09 Jan 2013, 04:21

Conferiu o alternador????? Esta carregando corretamente????
GR
GR
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 2284
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 60

Ir para o topo Ir para baixo

(W163): Bateria - orientações para substituição  Empty Re: (W163): Bateria - orientações para substituição

Mensagem por ec2lrg Qua 09 Jan 2013, 10:57

Uma suspeita, como estou num local sem scanner, foi dada apenas uma carga na bateria e foi completado o nível. Eu pedi para não deixar o carro sem carga de alguma bateria.

Não foi feito o teste de "fuga de carga" por isso, acredito que o alternador esteja bom (mas irei em breve ver isso) pois ontem depois de ligar o carro com ajuda da bateria externa, eu desliguei, esperei um pouco e liguei de novo e foi de prima.

O que pode ser, eu deixava o GPS plugado na tomada (em teoria a força na tomada 12 V é cortada quando desligamos o carro) e a distância percorrida é curta, 3 a 5 KM´s, sendo que saiu de 2 a 4 vezes ao dia.

Não sei se há tempo de recarregar a bateria a contento.

O modelo ao que parece é uma Heliar 90A que exige "manutenção".
ec2lrg
ec2lrg
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 203
Data de inscrição : 07/08/2012
Idade : 47

Ir para o topo Ir para baixo

(W163): Bateria - orientações para substituição  Empty Re: (W163): Bateria - orientações para substituição

Mensagem por Antônio Elias Qua 09 Jan 2013, 17:32

Ec, acho que até o momento o que o amigo fez é o mais acertado!!!

O amigo já deu a carga lenta (foi no mínimo de 24 horas?!?!) e o lojista já deve ter conferido o estado dessa bateria naquelas máquinas de testes com voltímetro apropriadas, que mostram o estado das placas se ela está ou não sustentando/caindo carga, creio que o passo seguinte, e agora é um bom momento já que houve essa descarga profunda, é averiguar o consumo elétrico para você ficar mais tranquilo.

Para conferir o consumo e o equilíbrio elétrico, em princípio dá fazer sem scanner, peça a um bom e experiente eletricista na sua cidade para medir a amperagem de saída do alternador em vários momentos, para ver se há alguma oscilação no sistema e ver como anda o regulador eletrônico de voltagem, normalmente tem que dar para MBs no mínimo 13,6 (falo isso porque muitos falam em 13,5) a até 14,4V, nessa faixa e começando carregar próximos dos 14 depois do carro parado mais tempo e caindo à medida que recarrega a bateria, é sinal que o sistema está em ordem e pode ser que esse GPS que vc deixou ligado tenha simplesmente descarregado a bateria que já estava fraca; mas, o que vai matar a questão mesmo para não te deixar em dúvida, é testar o real consumo em stand by e confirmar se há alguma fuga de corrente, difícil ocorrer nesse modelo, mas não impossível ... tente conseguir na sua cidade um alicate amperímetro eletrônico que meça corrente contínua, conseguindo me mande MP ou aqui mesmo no tópico que te auxilio fazer o teste no negativo da bateria sem desconectar nada da eletrônica do carro.

Abraços,

Antônio Elias
Antônio Elias
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 1581
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 65

Ir para o topo Ir para baixo

(W163): Bateria - orientações para substituição  Empty Re: (W163): Bateria - orientações para substituição

Mensagem por ec2lrg Qua 09 Jan 2013, 22:36

Obrigado Antonio, vou ver o que posso fazer.

Mas em pouco tempo eu devo ir pra Santos, ai resolvo esse problema de uma vez e mais alguns que percebi no carro depois de começa-lo a usar quase que diariamente.
ec2lrg
ec2lrg
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 203
Data de inscrição : 07/08/2012
Idade : 47

Ir para o topo Ir para baixo

(W163): Bateria - orientações para substituição  Empty Re: (W163): Bateria - orientações para substituição

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos