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(W168): Cabeçote tomado por borra de óleo - reparo/limpeza

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Mensagem por agrangeon Qui 15 Nov 2012, 13:55

Prezados, minha Classe a 160 estava vazando óleo pela junta da tampa do cabeçote, o oleo escorria para o coletor de escape e ficava fumaçando e fedendo a óleo queimado. Ao retira o coletor de admissão e a tampa do cabeçote ambos estavão completamente tomados pela borra de óleo, só na tampa do cabeçote raspei uma quantidade de borra que deu para encher uma vazilha de margarina de 500g. Raspei parcialmente o coletor de admissão, e o cabeçote (parte superior, onde ficam os balancins) em algumas partes chega a estar cristalizado, não limpei porque a sujeira pode descer e entupir os dutos.

Minha pergunta é a seguinte:

Posso retirar o carter e a bomba de oleo para limpar a parte alta, a sujeira que descer limparei com o carter aberto, lavar tudo com oleo diesel, remontar, fazer um flush, depois substituir oleo e filtro?

Li em um portal de mecanica automotiva que o melhor é misturar 1 litro de fluido de freio no óleo antigo, funcionar por 15 min. para lavar e depois drenar e substituir óleo e filtro, é verdade?confused
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Mensagem por C-220 Qui 15 Nov 2012, 14:06

Rapaz,

O correto seria retirar o cabeçote e enviar para uma retifíca para limpar, facear e trocar os vedadores de válvulas, porém tem a opção de limpar com solvente ( muito ) abrindo a tampa de válvulas e o carter.
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Mensagem por Convidad Qui 15 Nov 2012, 19:32

Nesse caso o ideal e fazer como o C220 frisou desmontar tudo e lavar com acido ,mas para melhorar sem desmontar colocando flush e so depois desmontar carter e limpar ja da uma boa melhorada,abraço e boa sorte...
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Mensagem por luis paulo castro de figu Qui 15 Nov 2012, 19:39

lavar com acido?
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Mensagem por Convidad Qui 15 Nov 2012, 20:04

Sim nas retificas eles tem um acido especial somente para este serviço, abraço...
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Mensagem por mpaschoal Qui 15 Nov 2012, 21:00

Aqui tem todas as dicas que você precisa, dá um trabalhão, tanto uma quanto a outra, mas pelo relato dos Confrades valeu cada segundo gasto nessas intervenções.

Boa sorte.

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Mensagem por douglas barddal Qui 15 Nov 2012, 21:53

Cuidado com o fluido de freio, ataca borracha ou seja retentores, não deixe mais de 15 minutos mesmo.
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Mensagem por Maluhy Qui 15 Nov 2012, 22:03

E se usar fluido de freio TEM QUE TIRAR O CÁRTER DEPOIS!!!!Costuma soltar a borra toda e ela vai prar na peneira do pescador,como o fluido saí com água depois é só tirar as tampas superiores e inferiores do motor e mandar água pra dentro ,munta tudo, joga um óle de 5 real o litro,deixa funcionando no ralenti pos uns 20 minutos,troca tudo e coloca o definitivo e tchau,resolvido,fiz muito isso em AT 1.0....Shocked
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Mensagem por agrangeon Sex 16 Nov 2012, 00:00

Muito obrigado pelas respostas, vou fazer a faixina e posto as fotos, mpaschoal as imagens do link da MB c180 representa exatamente o meu problema, porem as imagens da minha a160 são muito mais fortes, uma barbaridade o que o antigo e unico dono fez com a baby, sou o segundo dono de uma baby ano 2000, peguei a 10 meses e estou dando todo o carinho merecido a uma Mercedes.
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Mensagem por mpaschoal Sex 16 Nov 2012, 08:15

Se o Confrade puder fotografar o serviço e postar aqui, pode ser útil no futuro para outros Confrades.

Boa sorte
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Mensagem por douglas barddal Sex 16 Nov 2012, 08:43

Bem lembrado Paschoal.
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Mensagem por agrangeon Sex 16 Nov 2012, 11:01

Com certeza irei postar, muito obrigado pela atenção e um forte abraço.
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Mensagem por walter paiva Sex 16 Nov 2012, 14:22

O correto é desmontar o motor para limpeza, existem canais que fazem a lubrificação de outros componentes internos, incluindo-se o duto de lubrificação da corrente.
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Mensagem por Johemoto Sáb 17 Nov 2012, 00:06

Acompanhando as opiniões dos confrades, para fazer na minha...
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Mensagem por TZero Sáb 17 Nov 2012, 00:27

.....e o que os Confrades acham de colocar aditivos (tipo BARDAHL B12) em cada troca de óleo desde o motor novo ????
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Mensagem por Convidad Sáb 17 Nov 2012, 00:43

Eu colocava bardal nos motores de carros bem usados que começavam queimar oleo nao aconselho pois depois de colocar uma vez se nao colocar o motor começa queimar mais oleo, abraço...
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Mensagem por João Sáb 17 Nov 2012, 00:51

Uma vez coloquei esse B12 num Landau. Acabei de abastecer andei uns 500 metros e um dos cilindros foi para o saco. Incrível, mas consegui estragar o motor em minutos.

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Mensagem por Convidad Sáb 17 Nov 2012, 00:58

Esses dias fundi o motor de um ka zetec mas ai foi com o prolonga ,trancou tudo esse e uma verdadeira graxa nao recomendo nem ao meu pior inimigo,abraço...
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Mensagem por TZero Sáb 17 Nov 2012, 02:35

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Thank's guys !
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Mensagem por arrowflash Seg 26 Nov 2012, 21:54

Esses produtos da Bardahl nunca vi ninguém recomendar... todo mundo que já usou achou ruim. Por outro lado, por indicação de um mecânico já usei o Bardahl Max Power (aditivo para gasolina) e achei muito bom.

2 "aditivos" para óleo muito recomendados e do qual falam muito bem em outros foruns, são o Militec e o Molykote A2.

Já usei ambos em um Tempra e uma Ranger e não notei diferença nenhuma, mas mal também não fizeram.
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Mensagem por agrangeon Seg 26 Nov 2012, 23:47

Caro Maluhy, pretendo fazer a limpeza nesse final de semana, quando voce fala " é só tirar as tampas superiores e inferiores do motor e mandar água pra dentro" esta se referindo a lavar o motor internamente com jato de agua?
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Mensagem por Convidad Ter 27 Nov 2012, 00:00

Eu proprio fiz esse procedimento em um palio fire , mas no meu caso era uma pedra de tao dura a borra , coloquei flush e tirei o carter ja empedrou na hora so lavando na base da gasolina pra limpar e cortando a sujeira com uma talhadeira, aquilo tava que nem uma cola , mas ficou 100% limpo, abraço e boa sorte...
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Mensagem por MILHO Ter 27 Nov 2012, 01:42

Meu, não sei quel foi sua decisão, mas não faça o flush ou qualquer procedimento sem abrir o motor. Tudo o que ele fará é soltar as borras e crostas e pelotas vão entupir pescador, canaletas.... vai por mim!! Evite o quanto puder fazê-lo.

Infelizmente abrir o motor não é opção mais barata, mas pode evitar uma dor de cabeça grande no futuro, e terá a conciência limpa quanto tu estiver com a família na estrada.

Faça tudo corretamente, sem colocar fluido de freio (what?!?!?!), ácido ou outras coisas na limpeza do motor. Peça pro seu mecânico abrir cabeçote, a parte de baixo, faça uma limpeza com cuidado em canaletas, pescador, bomba de óleo que não tem erro!!
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Mensagem por Convidad Ter 27 Nov 2012, 02:12

Em um motor de carro popular ate e barato abrir , mas quando começa mexer motor 6 cilindros 8 em diante ai a coisa complica , um motor V6 o jogo de juntas ja passa de R$2000,00 juntas superiores e mais uns 2000 as inferiores se colocar originais ai sai caro a brincadeira, abraço...
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Mensagem por Cícero Barcellos Ahrends Sáb 13 maio 2023, 11:27

Prezados Confrades, bom dia.
Possuio duas MBs: uma C 230 Kompressor 1996 (de coleção) e uma C 63 AMG S 2016. Por esta razão, faço uma divisão de uso. 
Um velho mecânico me falou, há muitos anos, que a melhor forma de manter motores que rodam pouco e em deslocamentos curtos (como faço), é pegar uma boa estrada, uma vez a cada dois meses, e fazer uma viagem de bom percurso (em torno de 400/500 km), sempre utilizando uma boa gasolina (utilizo a Podium).
Faça isto raramente, mas quando viajo em distâncias similares, reparo que, no retorno o carro fica mais econômico e parece com motor mais solto.
Pergunto aos experts, se isto é da minha cabeça ou efetiva realidade.
O motor, efetivamente, descarboniza com viagens em torno de  400/500?
Fico no aguardo de algum Confrade que entenda do assunto.
Abraço.
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