Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Módulo de acionamento de Faróis

+5
Mau71
euripedesmatos
rfcalvilho
BEREK
Renan_APPS
9 participantes

Ir para baixo

Módulo de acionamento de Faróis Empty Módulo de acionamento de Faróis

Mensagem por Renan_APPS Seg 22 Jul 2013, 17:20

Boa tarde Pessoal.



Coloquei Xenon de fábrica 4300K nos faróis baixo e milha na minha C180 ano 2010 à mais ou menos 3 meses atrás.  O dono da loja havia me informado que o mesmo se trata de um xenon HID original utilizados em carros do tipo: Volvo, Bmw e Mercedes.
 
Essa semana simplesmente o meu farol baixo parou de funcionar, porem o milha ainda funciona normalmente. Levei até a loja para verificarem e fui informação que (queimou o módulo de acionamento de faróis) e segundo o dono, os testes foram realizamos no Xenon fora do carro e o mesmo está funcionando normalmente.
 
Alguém sabe se o problema pode ter sido ocasionado por este xenon ou algum erro de instalação?
 
Alguém sabe onde encontro este módulo? Preço? (Creio que seja um absurdo na própria concessionária)
 
Alguém pode me indicar o melhor caminho a seguir?
 
 
Desde já agradeço.


Att,

Renan Oliveira
Renan_APPS
Renan_APPS
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 40
Data de inscrição : 18/03/2013
Idade : 34

Ir para o topo Ir para baixo

Módulo de acionamento de Faróis Empty Re: Módulo de acionamento de Faróis

Mensagem por BEREK Seg 22 Jul 2013, 20:06

Se o modulo e original , veja o numero nele
BEREK
BEREK
Usuário Prata
Usuário Prata

Masculino Mensagens : 327
Data de inscrição : 16/08/2012
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Módulo de acionamento de Faróis Empty Re: Módulo de acionamento de Faróis

Mensagem por rfcalvilho Seg 22 Jul 2013, 20:54

Renan, 1º que vc foi enganado. Vc não instalou um xenon de fabrica, o que vc instalou foi um kit, muito provável que seja de fabricação chinesa, que a COR da lâmpada tem o mesmo tom do original.
Para se instalar um xenon de fabrica, deve-se trocar o farol, pois o com xenon é diferente, trocar os para choques, pois o com xenon original possue esguichos, e por fim a parte mais complexa que é a parte elétrica que deve ser substituída (chicotes, módulos e afins)!
Só pelo papo do instalador, que disse esta tamanha asneira para vc, é bem provável que este modulo queimou devido a má instalação. As MB, como muitos carros modernos, possuem um sistema que detecta quando se queima uma lâmpada. Quando se instala kit xenon xing-ling, o computador do carro fica bobo, acusando lâmpada queimada no painel, devido o consumo da lâmpada xenon ser inferior a halogena. Agora que entra a meleca. Para enganar o computador do carro, os instaladores fazem verdadeiras gambiarras. Ja vi instalador que solda uma pequena lâmpada no chicote para tentar enganar o modulo. Pode ser que numa dessas este super instalador tenha ferrado com seu modulo, que deve custar uma pequena fortuna!!
rfcalvilho
rfcalvilho
Usuário Prata
Usuário Prata

Masculino Mensagens : 399
Data de inscrição : 14/08/2012
Idade : 44

Ir para o topo Ir para baixo

Módulo de acionamento de Faróis Empty Re: Módulo de acionamento de Faróis

Mensagem por Renan_APPS Ter 23 Jul 2013, 09:18

Bom dia Pessoal,

O modulo que ele diz que queimou, não é o "Modulo" do Xenon, e sim do próprio carro. Segundo ele, tirou todo Kit Xenon e instalou fora do carro e funcionou normalmente.

No painel não consta nenhum tipo de lâmpada queimada, isso foi o que me deixou assustado.

Desde já agradeço pelas respostas.
Renan_APPS
Renan_APPS
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 40
Data de inscrição : 18/03/2013
Idade : 34

Ir para o topo Ir para baixo

Módulo de acionamento de Faróis Empty Re: Módulo de acionamento de Faróis

Mensagem por rfcalvilho Ter 23 Jul 2013, 09:52

Pois é Renan, foi justamente isto que te disse.
Para enganar o módulo do carro, os instaladores fazem gambiarras e numa dessas pode ter queimado o módulo que monitora os faróis.
Ou o próprio reator de xenon pode ter queimado seu módulo.
Para uma lâmpada xenon acender precisa de um reator, pois para acionar a lâmpada com gás xenon é necessário uma voltagem altíssima. Estes reatores são de fabricação chinesa, e de baixa qualidade. Se numa dessas deu algum retorno de alta voltagem para o módulo de seu carro, pronto, já era.
Conselho, arranque toda esta porcaria de xenon, reinstale as lâmpadas halógenas originais e veja se acende. Em caso negativo, leve em um eletricista de qualidade ou na concessionária para dar um diagnóstico mais preciso. As vezes o módulo entra em módulo de emergência para se preservar e se desliga. Um Reset pode resolver.
rfcalvilho
rfcalvilho
Usuário Prata
Usuário Prata

Masculino Mensagens : 399
Data de inscrição : 14/08/2012
Idade : 44

Ir para o topo Ir para baixo

Módulo de acionamento de Faróis Empty Re: Módulo de acionamento de Faróis

Mensagem por euripedesmatos Qui 25 Jul 2013, 09:44

Meu Deus... é por essas ai que fico com medo de instalar xênon não OEM na minha C...

Com certeza a queima do módulo tem a ver com esta instalação..

Boa sorte companheiro Renan, tomara que o conserto seja simples.

Abraço

Eurípedes Junior
euripedesmatos
euripedesmatos
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 10
Data de inscrição : 09/10/2012
Idade : 47

Ir para o topo Ir para baixo

Módulo de acionamento de Faróis Empty Re: Módulo de acionamento de Faróis

Mensagem por Mau71 Qui 25 Jul 2013, 10:17

Renan, com o confrade rfcalvilho falou, o que te instalaram provavelmente foi um kit genérico. O xenon original de série é composto por: 
- bloco ótico (farois com projetor e parábola correta para lampada xenon, com motores para regular altura);
- ballasts (reatores);
- lampadas; 
- sensores de posição de suspensão (interruptor-sensor de mergulho na estabilizadora dianteira, interruptor-sensor de peso na estabilzadora traseira);
- módulo de controle dos motores (baseado na leitura dos interruptores);
- chicote;
- sistema de esguicho no parachoque dianteiro.
(sim, é por isso que xenon de série é um opcional caro)

Os kits HID genéricos são compostos apenas por:
- ballasts (reatores)
- lampadas
- chicotes adaptadores "plug and play nos originais halógenos" (aqui ja hum problema: por normativa de segurança, os farois possuem circuitos com fusíveis independentes, para que no caso de queima, apenas 1 lado se apague. Isto se perde ao instalar um kit genérico, ja que o chicote-adaptador alimenta os 2 reatores apenas por um dos lados. Geralmente é feito no lado direito, mais proximo da bateria. Isto significa que se o fusivel de farol do lado direito queimar, o esquerdo também apagará!)
- canceller: é a tal gambiarra para o computador de bordo nao indicar queima de lâmpada. Nada mais é do que um resistor consumindo energia para que o sistema sinta que há uma lampada funcionando.

Um exemplo de canceller:  http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-479853128-resistor-canceller-canbus-para-leds-e-xenon-frete-gratis-_JM

O problema do módulo do carro queimado é sério e a explicação entra no tecniquês da eletrônica: os ballasts (reatores) são circuitos conversores DC-AC de alta tensão, também chamados de inversores (usa-se em grande escala este tipo de dispositivo em no-breaks, embarcações, trailers, até na towner de hot dog.). 
O circuito do inversor transforma os 12V DC (corrente continua) do automóvel em 35.000V AC (isso mesmo, 35mil volts em corrente alternada). Isto é feito com um circuito a base de semicondutores chamados Tiristores para compor o que chamamos de fonte chaveada (sim, como a dos computadores). O risco vem agora: uma fonte chaveada de baixa qualidade gera ruído elétrico, que é extremamente nocivo à rede cambus. Não só o módulo de controle dos faróis fica em risco mas sim TODA a rede (todos os módulos). Teste bobo: deixe o rádio em AM e ligue um xenon genérico, veja o que acontece. Depois veja em um original.

A sua encrenca é verificar exatamente o que queimou e provar para o lojista que a responsabilidade é dele. Duvido que consiga.

Boa sorte.

Abs
Mau71
Mau71
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Masculino Mensagens : 716
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 52

Ir para o topo Ir para baixo

Módulo de acionamento de Faróis Empty Re: Módulo de acionamento de Faróis

Mensagem por Fabio Qui 25 Jul 2013, 11:03

Putz, que aula!!

Obrigado pessoal. É por essas e outras que nos meus carros, ou xenon de fábrica, ou fica como está....
Fabio
Fabio
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Mensagens : 802
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 50

Ir para o topo Ir para baixo

Módulo de acionamento de Faróis Empty Re: Módulo de acionamento de Faróis

Mensagem por Epicco Qui 25 Jul 2013, 11:13

Sempre é bom lembrar que não é permitida a instalação de xenon em carros que não os tenham originalmente instalados.

_________________
Abraços,

Epicco
Moderador

Equipe Portal Mercedes Brasil
Epicco
Epicco
Moderador
Moderador

Masculino Mensagens : 7000
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 70

Ir para o topo Ir para baixo

Módulo de acionamento de Faróis Empty Re: Módulo de acionamento de Faróis

Mensagem por Mau71 Qui 25 Jul 2013, 12:44

Epicco, 
Permitido é sim, você pode colocar até em um gordini 1967. Se instalar a correção de faixo automático por peso (o de mergulho não é mandatório), os lavadores, adaptar um bloco ótico correto. Basta tirar um csv (certificado de segurança veicular) e protocolar a alteração de caracteristicas do veículo no crlv (sujeito a deferimento). No campo observação do crlv constará "modificação: iluminação".

O critério é o mesmo para blindados pós 2008. Tem que constar "modificação: blindado/blindagem"

O molho fica mais caro que o peixe e é porta de entrada para um monte de coisas ilegais oficializadas, mas o caminho existe. Já vi vários carros com turbo, xenon, suspensão alterada com documentação.

No caso das MB's: o guarda nao sabe o que é um datacard. Se você pegar o kit completo da minha c320 e transplantar para uma c180k, nunca terá problema. Não é necessário alterar documento porque nenhuma autoridade vai saber se nasceu alí ou não.

Ainda sob o aspecto iluminação, para demonstrar ainda mais a esculhambação da nossa lei: é mandatório que os indicadores de direção (piscas) sejam na cor âmbar MAS se vc tiver um veiculo importado pelo acordo Brasil-México e ele tiver pisca vermelho e retrovisor que não rebate, não tem problema (eu andava com uma cópia da portaria no portaluvas). Traduzindo: um mustang 95 importado independente pode ser apreendido a qualquer momento por ser fora de padrão de iluminação, se o policial assim o desejar. Um fusion e um sentra não. Os sentras passaram a ter retrovisores rebatíveis apenas na linha 2010 e não por questão legal. O que pegava era que o proprietário descobria o preço após um motoboy destrui-lo e metia a boca, foi substituido pro questões puramente comerciais.
Mais bizarro que isso, só saveiro a diesel. 

Coisas de Brasil.

abs
Mau71
Mau71
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Masculino Mensagens : 716
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 52

Ir para o topo Ir para baixo

Módulo de acionamento de Faróis Empty Re: Módulo de acionamento de Faróis

Mensagem por C-220 Qui 25 Jul 2013, 16:21

Mau71,
 
Engano seu com relação ao xenon, o denatran lançou uma nova portaria com a proibição dos kit xenon "adpatados". Não tem como adquirir um CSV nesse caso e muito menos os Detrans fazem a pré-vistoria de mudança de caracteristicas.
Hoje em dia somente os casos originais de fábrica estão valendo.
 
Com relação aos piscas vermelho, nos casos dos veiculos americanos ou mexicanos, o CBT fala dos piscas traseiros de cor âmbar ou vermelho ( os dianteiros obrigatoriamente são âmbar ), tanto é que antigamente tinhamos fuscas, chevette, brasilia com piscas vermelhos e rodam tranquilamente hoje em dia.
C-220
C-220
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 2605
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 44

Ir para o topo Ir para baixo

Módulo de acionamento de Faróis Empty Re: Módulo de acionamento de Faróis

Mensagem por Mau71 Qui 25 Jul 2013, 18:06

Verdade, vocês têm razão, mudou em 2011 e não é mais possível documentar xenon. Eu ja documentei xenon em mais de um carro e os compradores usam/mantém isso no documento até hoje, mas não foi tão recente.

Sobre os traseiros vermelhos, havia uma portaria que regulamentava isso (tenho a cópia guardada em algum lugar), pois o "ou vermelho" nao aparecia. Sim, até 82 snme eram permitidos, passou a ser obrigatório ambar depois deste ano.

Enfim, o ponto é que nossas leis de transito nao sao diferente das outras... vale o tradicional esculhambo do "dura lex, sed latex". Dependendo do interesse, a lei é flexivel que é uma maravilha. É como o lance de constar modificação de blindado: a portaria é de 2008 mas só agora estão pegando no pé com isso. 
Como eu disse, quem ja viu saveiro diesel ser vendida legalmente pela vw em 87, acredita que qualquer coisa na lei pode ser flexibilizada. Wink

O xenon xing ling na faixa oposta me incomodam 10x menos que os bossais que andam com as halógenas em farol alto. 

Bom, o assunto é outro: confrade, depois nos diga se o módulo morreu mesmo.

abs
Mau71
Mau71
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Masculino Mensagens : 716
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 52

Ir para o topo Ir para baixo

Módulo de acionamento de Faróis Empty Re: Módulo de acionamento de Faróis

Mensagem por Renan_APPS Qui 01 Ago 2013, 09:41

Bom dia Pessoal,
 
Primeiramente quero agradecer a todos os conselhos postados.
 
Por incrível que pareça, a 04 dias atrás meu farol baixo (xenon) voltou a funcionar normalmente. Essa semana estarei levando em um eletricista de qualidade ou na concessionária para dar um diagnóstico mais preciso antes que o problema volte e o prejuízo seja maior. Vou fazer um check up em toda parte elétrica que envolve o Xenon.
 
Até agora estou sem entender, porem muito FELIZ rsrsrsrs. Very Happy Very Happy Very Happy 
 
Obrigado pela ajuda pessoal.

Qualquer novidade postarei aqui!
Renan_APPS
Renan_APPS
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 40
Data de inscrição : 18/03/2013
Idade : 34

Ir para o topo Ir para baixo

Módulo de acionamento de Faróis Empty Re: Módulo de acionamento de Faróis

Mensagem por rfcalvilho Qui 01 Ago 2013, 17:55

Renan, foi o que te disse. As vezes o modulo do carro entra em estado de emergência para se proteger e nao se queimar! Se ele ja deu este problema, tem alguma zica em sua instalação do xenon xing ling.
Se eu fosse vc arrancaria esta porcaria, antes que o modulo queime!
rfcalvilho
rfcalvilho
Usuário Prata
Usuário Prata

Masculino Mensagens : 399
Data de inscrição : 14/08/2012
Idade : 44

Ir para o topo Ir para baixo

Módulo de acionamento de Faróis Empty Re: Módulo de acionamento de Faróis

Mensagem por Renan_APPS Qui 01 Ago 2013, 19:58

Rfacalvilho,

O problema é que gastei R$1400 nesse xenon, porem vou ver oq os eletricistas irão me dizer, conforme for arranco tudo..

Obrigado pela ajuda
Renan_APPS
Renan_APPS
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 40
Data de inscrição : 18/03/2013
Idade : 34

Ir para o topo Ir para baixo

Módulo de acionamento de Faróis Empty Re: Módulo de acionamento de Faróis

Mensagem por rfcalvilho Qui 01 Ago 2013, 22:08

Renan, se o modulo do carro queimar, esses R$ 1.400,00 não fazem nem cócegas!!!
rfcalvilho
rfcalvilho
Usuário Prata
Usuário Prata

Masculino Mensagens : 399
Data de inscrição : 14/08/2012
Idade : 44

Ir para o topo Ir para baixo

Módulo de acionamento de Faróis Empty Re: Módulo de acionamento de Faróis

Mensagem por Renan_APPS Qua 07 Ago 2013, 16:06

isso é verdade, fui informado que o valor é em torno de R$3.000 ....vou tirar o mesmo.

Tks
Renan_APPS
Renan_APPS
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 40
Data de inscrição : 18/03/2013
Idade : 34

Ir para o topo Ir para baixo

Módulo de acionamento de Faróis Empty Re: Módulo de acionamento de Faróis

Mensagem por rfcalvilho Qua 07 Ago 2013, 18:32

"Só" 3.000,00??. Eu achei que o preço girasse em torno de uns 7.000,00, se for isto mesmo melhor para nós!! Abs!!
rfcalvilho
rfcalvilho
Usuário Prata
Usuário Prata

Masculino Mensagens : 399
Data de inscrição : 14/08/2012
Idade : 44

Ir para o topo Ir para baixo

Módulo de acionamento de Faróis Empty Re: Módulo de acionamento de Faróis

Mensagem por Cowboybootssp Qua 07 Ago 2013, 20:04

Na Divena, o módulo SAM dianteiro que eu creio controlar os faróis entre outros, custa 4.593,50
avatar
Cowboybootssp
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 40
Data de inscrição : 21/05/2013
Idade : 57

Ir para o topo Ir para baixo

Módulo de acionamento de Faróis Empty Re: Módulo de acionamento de Faróis

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos