Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

História do Unimog

3 participantes

Ir para baixo

História do Unimog Empty História do Unimog

Mensagem por AEP Sáb 06 Jul 2013, 14:22

Quero começar por dizer que quando vi estes tópicos sobre o Unimog sorri, porque fez-me recordar bons momentos de camaradagem que passei ao serviço do Exército..!
Por outro lado fiquei triste porque o fórum tem dedicado pouco tempo a esta viatura mítica de todo terreno da nossa apaixonada Mercedes-Benz.
Vou transcrever uma breve historia do Unimog com base em algumas pesquisas que fiz e depois mais tarde vou tentar reunir o máximo de fotos que tenha em arquivo para postar aqui. 

UNIMOG - Do alemão "UNIversal-MOtor-Gerät"

Foi no outono de 1945 que os primeiros desenhos de um veículo agrícola foram produzidas por Albert Friedrich, o ex-chefe de design de motores de aeronaves na Daimler-Benz. 
Friedrich cercou-se de uma equipa de especialistas , em seguida, formou uma parceria de desenvolvimento com Erhard und Söhne de Schwäbisch Gmünd.

1945 - Originalmente uma máquina de trabalho agrícola
Foi já durante os primeiros anos da Segunda Guerra Mundial que Friedrich começou a ocupar-se com o desenho de um tractor compacto - e ele começou a desenvolver o Unimog, em 1945, imediatamente depois da guerra. Foi concebido como um veículo agrícola, mas que difere substancialmente dos tractores convencionais
Este veículo foi caracterizada pela simples movimentação de quatro rodas de igual tamanho. Com um motor a gasolina e com uma potência de 25cv, 6 velocidades e podia atingir 50km/h. Podia trabalhar com ferramentas agrícolas a frente e como reboque atrás e ainda tinha espaço de carga no meio. No início dos anos pós-guerra ainda ninguém tinha pensado sobre seus muitos variados usos no futuro.

História do Unimog 1945x

Uploaded with ImageShack.us
História do Unimog Moz-screenshot-2
História do Unimog Implements1


1946 - Surge o nome "UNIversal-MOtor-Gerät" - UNIMOG

Com a sua extremidade dianteira angular de táxi, com capota dobrável e superfície de carga traseira, o veículo de ensaio produzido pela primeira vez no final de 1946, substancialmente correspondia ao modelo de produção subsequente. O nome -Unimog- também foi criado durante este tempo, como uma abreviatura do termo alemão "Universal-Motor-Gerät". Os engenheiros de desenvolvimento estavam prontos para o risco de uma primeira manifestação, na Primavera de 1947, apesar de ainda faltar um motor diesel adequado. A partir de 1947 este problema foi resolvido pela Daimler-Benz, que forneceu o recentemente desenvolvido OM 636. Esta ainda não tinha recebido autorização de produção, no entanto Friedrich e sua equipa de confiança optou pela marca que ostentam a estrela da Mercedes - afinal, os envolvidos eram conhecidos entre si. 
História do Unimog 411drawing 



História do Unimog 1946n

Uploaded with ImageShack.us

Ainda sem a nossa apaixonada estrela 
História do Unimog Articleimage

1948 - Início da Produção

Finalmente, a produção em grande escala do Unimog começaram na Boehringer, em Agosto de 1948.


História do Unimog 1948

1950 - Daimler-Benz assumiu o projecto

No verão de 1950 Boehringer produziu cerca de 600 Unimog, cuja marca registada era um boi com os chifres em forma de U. Um grande investimento foi porém necessários para aumentar o volume de produção, e isso foi além dos recursos da Boehringer. 
Tendo em conta a experiência profissional da equipe de desenvolvimento, portanto, o inevitável aconteceu: no outono de 1950 a Daimler-Benz assumiu o projecto inteiro, incluindo as patentes, a equipa de desenvolvimento e organização de marketing. O Unimog foi transferido para sua actual casa, a fábrica de camiões da ex-Gaggenau.


História do Unimog 1950

1951 - A produção em série em Gaggenau

Na produção e vendas, o Unimog agora avançou a um ritmo mais rápido. Os estabelecimentos de venda Boehringer foram progressivamente integrados na organização de vendas da Daimler-Benz.
Mais produção racionalizada na fábrica de veículos contribuiu para reduzir custos e aumentar as venda.


História do Unimog Articleimage [url=http://javascript%3cb%3e%3c/b>:openarticleimage%282714377, %27Unimog 70200%27%29][/url]




1953 - Série 401/402


Logo ficou claro que o modelo inicial não cumprir todos os requisitos. O Unimog foi consequentemente mais desenvolvido, e a série 401/402 foi lançado em 1953.Os clientes passaram a poder escolher entre a cabine em forma de caixa com o soft-top e uma versão nova cabine tudo fechado. O último foi produzido pela Westfalia, empresa que viria a ser conhecido como um fabricante de casas móveis numa fase posterior. Hoje é uma empresa associada da DaimlerChrysler.
No entanto, o Unimog foi permitido conter a estrela da Mercedes na sua grelha a partir de 1953.

Unimog 401
História do Unimog Unimog_401
Unimog 401

História do Unimog Unimog_401_2


Unimog 402
Cabine Fechada 

História do Unimog Articleimage

1955 - O Unimog S 404 Torna-se favorito entre os Militares

A partir de então, a inovação e a expansão da escala progrediu rapidamente. Em 1955, a Daimler-Benz produziu o primeiro Unimog S (404 series). Ele apresentava uma longa distância entre eixos, e foi projectado para aplicações militares - contra o pano de fundo a base das forças armadas alemãs em 1956. Durante a longa carreira do S Unimog - que estava em produção para um quarto de século, até 1980 - as forças armadas alemãs tornou-se um cliente muito grande para esta variante, e fez dela o Unimog best-seller de todos os tempos. Devido à sua excelente capacidade off-road do S Unimog era também muito popular com os exércitos de todo o mundo, e um lote inicial deste modelo foi vendido para as forças armadas francesas. 
A distância entre eixos foi aumentada, faróis redondos que era típico da Daimler-Benz veículos comerciais naquele momento
História do Unimog Mb_unimog_404_M180_engine
História do Unimog 442782_732162_3500_2706_383700bild6


História do Unimog 404s12
História do Unimog 1955


História do Unimog 404s11 
História do Unimog Image11l 1956-Unimog série 411, a potência do motor melhor 

A potência do motor foi aumentado em 25-30cv em 1956, enquanto a sua designação foi alterada para Unimog 411. 
Um ano depois, o Unimog poderia também ser comprado uma transmissão sincronizada.
Havia também uma série de mudanças externas: em 1957 as variantes fechado com uma longa distância entre eixos foram equipados com uma nova cabine
Em 1959 a transmissão sincronizada já vem de serie.

Curiosidades!!!

O 411 assim como o seu irmão maior 404, era uma espécie de «burro de carga» e «pau-para-toda-a-obra» nos cenários africanos onde foi utilizado operacionalmente por Portugal. Desde veículo de ligação, transporte de comida, correio e feridos, até transporte de tropas, fez de tudo.A Mercedes-Benz tinha mesmo uma versão especifica para Portugal, a que chamou UNIMOG 411.115 e que era desprovido de quaisquer luxos e absolutamente rústico, incluindo nalguns casos um guincho mecânico frontal.
Ao serviço do exército português, cada UNIMOG transportava até 10 homens, em patrulhas (felizmente o português médio na altura era menor que o português médio dos dias de hoje) e a sua posição elevada, e de costas com costas, permitia aos militares detectar movimentos nas proximidades. Em caso de emboscada, a tripulação não tinha qualquer tipo de protecção, baseando-se esta, na capacidade de o militar saltar tão rapidamente quanto possível.

História do Unimog 15319635_3



História do Unimog 411s4 
U411s on show!
História do Unimog 411s1 

1963 - Unimog 406, início da série médio-pesado


0O S Unimog, em primeiro lugar e acima de tudo era um veículo militar, não foi sempre a alternativa ideal para aplicações civis, embora estivesse disponível em outros acabamentos de verde oliva. Desta forma, a empresa lançou uma série médio-pesado, com a designação 406 em 1963. A distância entre eixos do novo adicional, a Mercedes-Benz Unimog foi 2,380 milímetros.
Ao mesmo tempo, os motores de maior diesel foram pela primeira vez instalado no capô curto o Unimog's: 65 cv gerados a partir de quatro cilindros e um pouco mais tarde mesmo a partir do, de grande volume lendário OM 312 motor de seis cilindros a diesel com um deslocamento de 5,7 litros - estabelecendo um novo padrão em desempenho. Com referência à sua classificação de CV, o Unimog novo ficou conhecido como o U 65. Com a série 406 adicionais, a Daimler-Benz Unimog complementou o intervalo de um verdadeiro homem dos sete instrumentos para uso em estrada e no terreno, permitindo completamente novas aplicações, por exemplo, como um trator versátil.
História do Unimog Attachment
História do Unimog Attachment

História do Unimog Attachment

História do Unimog 1963


1966 - Nova estrutura de gama

Em 1966, a empresa reestruturou o intervalo Unimog.O pequeno Mercedes-Benz Unimog U 34, juntou-se o meio-pesado série 406 com o modelo de 70 U, que, numa fase posterior, desenvolvido no U 80 e U 84, conforme a potência do motor aumentou - valores relativos à potência do motor em CV em cada caso. Paralelo a isso, a Daimler-Benz apresenta a série 416, com distância entre eixos de 2.900 milímetros correspondente ao Unimog S. A série inicialmente, constou o U 80, que desenvolveu ao longo dos anos em 90 U, 100 U e, finalmente, o poderoso U 110. 

Além disso, a Daimler-Benz apresenta a série leve 421/403, complementada posteriormente pela série 413, para preencher a lacuna entre o Unimog original e a série meio-pesado. Estas novas séries diferentes em termos dos seus comprimentos de distância entre eixos e dos seus motores, que foram aprovados a partir da linha de automóveis (421 / série U 40 com 2,2 litros de deslocamento), bem como a partir da gama de veículos comerciais (403 / série U 54 com 3,8 litros de deslocamento). A potência de saída destes modelos igualmente aumentou continuamente até que a renovação da gama em 1977.

Mod. 406

História do Unimog Image001 

História do Unimog Attachment
História do Unimog 1966

1972 - MB-Trac - Nova abordagem para tractores agrícolas
Este rápido progresso na política de modelo, que pode não ter sido facilmente compreensível em todos os momentos, resultou em mais um aniversário: a produção do Unimog 100.000 em Maio 1966. Durante a sua carreira ao longo de quase 20 anos, o Unimog tinha desenvolvido magnificamente desde do seu primeiro dia, o protótipo de chassis tinha sido concluída. Ao longo dos anos adquiriu uma reputação lendária offroader em todo o mundo.Tão bem sucedido como o Unimog pode ter sido, só raramente foi utilizado na agricultura.Para cobrir este segmento de mercado, a Daimler-Benz lançou, portanto, um veículo adicional em 1972: o MB-Trac. 

O novo tractor agrícola combinada engenharia Unimog, incluindo todas as rodas e transmissão de potência para as quatro rodas de igual tamanho, com os olhares de um tractor: um gorro longo e muito estreito e atrás dele uma angular, cabina do condutor de alta nascente. Ao contrário dos tratores convencionais, porém, a cabine foi localizada entre os eixos e totalmente fechada - o MB-Trac era o carro dos tratores. 

Dentro de poucos anos, os 65 iniciais MB-trac-trac MB e 70 (depois 700), os modelos desenvolvidos em uma ampla série até o 1800 extremamente poderoso Apesar disso, o MB-Trac não se tornou um grande sucesso.

'MODELOS MB TRAC 
MB Trac 65/70 (65 hp) MB Trac 700 (68 hp) MB Trac 700 S/K (65 hp) MB Trac 700 / K (68/80 hp) MB Trac 800 (72/75/78 hp) MB Trac 900 (85 hp) MB Trac 900 turbo (85/90 hp)'Baureihe 441:' 
MB Trac 1000 (95/100 hp)MB Trac 1100 (110 hp)'Baureihe 442:'MB Trac 1100 (110 hp)'Baureihe 443:'MB Trac 1100 (110 hp)MB Trac 1300 (125 hp)MB Trac 1300 turbo (125 hp)MB Trac 1400 turbo (136 hp)MB Trac 1500 (150 hp)MB Trac 1600 turbo (156 hp)MB Trac 1800 intercooler (180 hp)





História do Unimog 1972


1974 O U 120 apresenta a série de pesados

A próxima série Unimog novo surgiu em 1974, dois anos após o MB-Trac. A produção em grande escala começou em 1975: o U 120 da série 425 foi o modelo pesados topo na gama de tractores e máquinas de trabalho versátil da Daimler-Benz.
A série 425 inicialmente incluído um modelo de 120CV (pouco depois aumentou para 125 cv no 125 U), com distância entre eixos de 2.810 milímetros e um peso bruto permitido de nove toneladas. Também em 1975, a produção da série 435 como o sucessor do S Unimog passou para as forças armadas alemãs, estes veículos tinham comprimentos de distância entre eixos de 3.250, 3.700 ou até 3.850 milímetros.A partir de 1976, a série 424 foi posicionado mais baixo do intervalo.



História do Unimog 1974


1976 - 1984 - 
Faixa de expansão e novas designações
Durante esse tempo, a Daimler-Benz também reestruturou seu modelo de denominações. Os modelos Mercedes-Benz Unimog U 600 / L, U 800 / L, U 900 e U 1100 / L, entretanto, tinha sido dada a sua forma clássica arredondada. 
A forma, os novos angular caracteriza os modelos Unimog U 1000, U 1300 / L, U 1500 e 1700 o carro-chefe U / L com os seus 124 kW (168 cv).A letra L representou uma variante com uma longa distância entre eixos, como a maioria dos modelos foram agora disponível em duas diferentes distâncias entre eixos. 

U600


U800



U900
História do Unimog Adam01
História do Unimog Adam02 História do Unimog Adam05História do Unimog Adam03 História do Unimog Adam04 

U1000
História do Unimog 2004_1029uni10014

História do Unimog Percival01

U1200
História do Unimog Attachment



U1300
História do Unimog Unimog021
História do Unimog Unimog020 História do Unimog Unimog015

História do Unimog Dcp_2364
História do Unimog Westwood02
avatar
AEP
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 17010
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 50

Ir para o topo Ir para baixo

História do Unimog Empty História do Unimog

Mensagem por AEP Sáb 06 Jul 2013, 14:27

Não consigo editar o tópico...

A autoria não é minha.

Tem que ser colocado entre aspas e a fonte é:

 [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
avatar
AEP
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 17010
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 50

Ir para o topo Ir para baixo

História do Unimog Empty Re: História do Unimog

Mensagem por AEP Sáb 06 Jul 2013, 14:30

Completando o tópico:

"Entre 1985 e 1988, novos modelos foram novamente lançados um após o outro: A Daimler-Benz substituiu completamente toda a gama do 407, 417, 427 e 437.
.
A cabine da série meio-pesados e pesados foi agora também utilizado para os modelos leves. Os comprimentos entre eixos, novas dimensões, pesos, chassis e motores resultou em novos veículos. 

Após a renovação, o intervalo foi maior do que nunca, que se estende do leve, em particular facilmente manobrável Mercedes-Benz Unimog U 600 com uma potência de 44 kW (60 cv) e um peso bruto de 4,5 toneladas por meio de inúmeras versões - o resultado de expansão no início dos anos noventa - com os três eixos U 2400. O Seu motor desenvolveu uma produção recorde de 177 kW (240 hp) a partir de um deslocamento de seis litros. A versão do peso permitido de dois eixos de bruto foi de 14 toneladas.



História do Unimog Moab2k107

1991 - Começou a produção dos modelos U90
Muito usados em actividades off-road na Europa, quase um modelo desportivo. 

História do Unimog Attachment
História do Unimog Mercedesbenzunimogu904081030318

História do Unimog 318406-u90-unimog






1993Unimog U2450 
História do Unimog Post-41-1169899196_thumb
História do Unimog 143404-u500-unimog

Unimog U 2450 L 6x6


História do Unimog Image011



História do Unimog 20091021163423713

2000 - Unimog U 300
Com aparência espectacular, comparável com um design atraente e funcional com motores até 280cv
História do Unimog 2000a


História do Unimog Unimog_U400


História do Unimog 0
História do Unimog 2007-mercedes-benz-unimog-front-view


História do Unimog U400%20winter%20tyres

2001 - comemoração dos 50 anos Unimog em Gaggenau

O Unimog continua a ter um design único, veículo que incorpora: confiabilidade, robustez e durabilidade, valores da marca.


História do Unimog 2001

2002 - Unimog U 3000 - U 5000

O primeiro Mercedes-Benz Unimog fabricados em Wörth sai da linha de produção (26 de Agosto de 2002). Isto marca o início de um novo capítulo na história da Motor-Universal-Gerät (veículo motorizado universal). 
Também marca o fim de 51 anos de Unimog produção (com saída total de mais de 320 mil veículos) na fabrica Gaggenau."A Mercedes-Benz Unimog está a trabalhar para um futuro seguro", diz o Dr. Klaus Maier, chefe da unidade de negócios da Mercedes-Benz Camiões. "Com esta mudança, estamos a criar a base para a rentabilidade sustentada e optimização de processos adicionais. 
A DaimlerChrysler Truck Divisão Especial apresenta na IAA Commercial Vehicle Show de 12-19 setembro de 2002, pela primeira vez, a nova alta mobilidade Unimog U 3000 - U 5000 veículos AWD ao público em geral. 
Graças à sua extrema capacidade off-road da gama o novo modelo Unimog é perfeitamente adaptado para as operações no terreno mais difícil, ou para operações de segurança em todo o mundo, especialmente incêndios florestais - ajuda de emergência, como chassis de base para os veículos da expedição, os aplicativos não-civis e serviços e manutenção de locais de difícil acesso.




História do Unimog Unimog_u3000_2008-26364
História do Unimog U000
História do Unimog Untitled-3

História do Unimog 2008040513380324fa2
História do Unimog 20080405132145681ba





História do Unimog Unimog_U5000_DSEI_2005_ArmyRecognition_01
História do Unimog Unimog_U_5000_Armoured_ArmyRecognition_Eurosatory_2006

2005- O Unimog U 500 Black Edition.

Apresentado em Dezembro de 2005 no Dubai Motor Show o Unimog U 500 Black Edition foi a estrela do show...
História do Unimog Unimog2
História do Unimog Idbuhi
História do Unimog Img01



2008 - Unimog lança no mercado o U20
História do Unimog Unimog_u20
História do Unimog UNIMOG%20U%2020%20BACK


MERCEDES-BENZ UNIMOG U 20:
História do Unimog UNIMOG%20U%2020


História do Unimog UNIMOG%20U%2020%20LATERAL


História do Unimog UNIMOG%20U%2020%20BACK


História do Unimog UNIMOG%20U%2020%20CABINA

História do Unimog 2007
avatar
AEP
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 17010
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 50

Ir para o topo Ir para baixo

História do Unimog Empty UNIMOG

Mensagem por NAGIBENZ Ter 14 Jan 2014, 16:44

Prezados Confrades,

Que veículo versátil !!! 

Att.

NAGIBENZ
NAGIBENZ
NAGIBENZ
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 7
Data de inscrição : 08/01/2014
Idade : 71

Ir para o topo Ir para baixo

História do Unimog Empty Re: História do Unimog

Mensagem por Weiss 1972 Ter 14 Jan 2014, 21:51

Para quem gosta de uma boa leitura sobre Unimogs recomendo o seguinte livro :

"Unimog - Alle Modelle seit 1948" - Peter Schneider - Ed. Motor Buch Verlag - em alemão , 423 pags.

Tem tudo ....
Weiss 1972
Weiss 1972
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 2399
Data de inscrição : 23/11/2012
Idade : 51

Ir para o topo Ir para baixo

História do Unimog Empty Re: História do Unimog

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos