Rolls-Royce Phantom V e VI
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Rolls-Royce Phantom V e VI
Com a demanda por carros desenvolvidos especialmente para Reis e Rainhas, estadistas ou então multimilionários, tanto a Rolls-Royce quanto a Mercedes e a General Motors - através da marca Cadillac - ofereciam em seus catálogos automóveis de luxo espetacular e dimensões gigantescas para que seus nobres clientes não precisassem se contorcer para entrar nos carros. A Mercedes oferecia o mais longo deles, a 600 Pullman, com 6,15 metros, ultrapassando o comprimento do Cadillac Fleetwood limousine em 2,5 cm. Mas os dois pareciam carros "esticados", talvez por existirem versões mais curtas dos mesmos - no caso da Mercedes, a 600 SWB, com 5,45 metros, e os demais Cadillacs sedans, com 5,70 metros.
A Rolls-Royce competia neste segmento com um único modelo desenvolvido e desenhado especialmente para este tipo de clientes, os Phantom V e, posteriormente - a partir de 1972 -, o Phantom VI. Seu comprimento era de 6,04 metros.
O sistema de produção da Rolls-Royce baseava-se em coachbuilders, isto é, a RR desenvolvia o chassis e o motor, e empresas especializadas desenvolviam as carrocerias - o que representva um modelo de produção usual até a segunda guerra, a Isotta Fraschini utilizava carroceria da Cia. Castagna, e assim por diante. No final dos anos 30, a RR comprou uma destas empresas, a Park Ward e, mais tarde a H.J. Mulliner, e então a empresa passou a fabricar os modelos integralmente, mas ainda fornecendo chassis para outras empresas de carrocerias, mais notadamente a James Young e a Hooper and Co.
Quando o Phantom V foi lançado em 1959, a Hooper já não mais existia, e este modelo ficou então com duas carrocerias distintas, a da prória RR - via H.J. Mulliner, Park Ward -, e a da James Young. Esta segunda é considerada a mais elegante de todas, e abaixo podemos ver as duas em fotos comparativas.
O Phantom VI foi uma evolução discreta do Phantom V - incorporando incrementos da era Silver Shadow, como mais tarde o motor de 6.7 litros substituindo o antigo, de 6.2 -, e sua produção foi encerrada em 1991 - o último exemplar foi um landaulete feito exclusivamente para o museu da própria RR, mas uma oferta irrecusável do cliente mais abastado da Cia. - o Sultão de Brunei - fez com que este carro fosse para a frota do milionário.
Evidentemente outro cliente importante era a própria família real inglesa, e alguns exemplares foram desenvolvidos de acordo aos gostos específicos e desejos da Rainha, a qual era atendida por um funcionário designado exclusivamente para atenção da família real.
Tive o prazer de ver um Phantom V ao vivo na França há alguns meses, e em breve postarei duas fotos que um amigo meu tirou, uma vez que, inadvertidamente, eu não possuía máquina fotográfica.
Phantom V by James Young
Phantom V by Mulliner, Park Ward ( Coachbuilder interno da RR )
Phantom V by James Young
Phantom V by James Young - parte traseira e a lateral mais inclinada eram as diferenças da carroceria James Young da carroceria feita pela Mulliner, Park Ward, como se pode observar nas duas fotos seguintes:
Phantom V by Mulliner, Park Ward
Phantom VI by Mulliner Park Ward
Phantom V Cocktail set
Phantom VI back seats - limousine 7 seats
Phantom V Sedanca Deville by James Young
Phantom V Sedanca Deville by James Young
Mercedes 600 Pullman - o grande concorrente dos Phantom V e VI
600 Pullman 4 portas - existia também a versão de 6 portas laterais
Mercedes 600 Pullman cocktail set
600 Pullman back seats
O concorrente americano: Cadillac Fleetwood Limousine 1969
Cadillac Limousine extra back seats
Abração,
Fernando
A Rolls-Royce competia neste segmento com um único modelo desenvolvido e desenhado especialmente para este tipo de clientes, os Phantom V e, posteriormente - a partir de 1972 -, o Phantom VI. Seu comprimento era de 6,04 metros.
O sistema de produção da Rolls-Royce baseava-se em coachbuilders, isto é, a RR desenvolvia o chassis e o motor, e empresas especializadas desenvolviam as carrocerias - o que representva um modelo de produção usual até a segunda guerra, a Isotta Fraschini utilizava carroceria da Cia. Castagna, e assim por diante. No final dos anos 30, a RR comprou uma destas empresas, a Park Ward e, mais tarde a H.J. Mulliner, e então a empresa passou a fabricar os modelos integralmente, mas ainda fornecendo chassis para outras empresas de carrocerias, mais notadamente a James Young e a Hooper and Co.
Quando o Phantom V foi lançado em 1959, a Hooper já não mais existia, e este modelo ficou então com duas carrocerias distintas, a da prória RR - via H.J. Mulliner, Park Ward -, e a da James Young. Esta segunda é considerada a mais elegante de todas, e abaixo podemos ver as duas em fotos comparativas.
O Phantom VI foi uma evolução discreta do Phantom V - incorporando incrementos da era Silver Shadow, como mais tarde o motor de 6.7 litros substituindo o antigo, de 6.2 -, e sua produção foi encerrada em 1991 - o último exemplar foi um landaulete feito exclusivamente para o museu da própria RR, mas uma oferta irrecusável do cliente mais abastado da Cia. - o Sultão de Brunei - fez com que este carro fosse para a frota do milionário.
Evidentemente outro cliente importante era a própria família real inglesa, e alguns exemplares foram desenvolvidos de acordo aos gostos específicos e desejos da Rainha, a qual era atendida por um funcionário designado exclusivamente para atenção da família real.
Tive o prazer de ver um Phantom V ao vivo na França há alguns meses, e em breve postarei duas fotos que um amigo meu tirou, uma vez que, inadvertidamente, eu não possuía máquina fotográfica.
Phantom V by James Young
Phantom V by Mulliner, Park Ward ( Coachbuilder interno da RR )
Phantom V by James Young
Phantom V by James Young - parte traseira e a lateral mais inclinada eram as diferenças da carroceria James Young da carroceria feita pela Mulliner, Park Ward, como se pode observar nas duas fotos seguintes:
Phantom V by Mulliner, Park Ward
Phantom VI by Mulliner Park Ward
Phantom V Cocktail set
Phantom VI back seats - limousine 7 seats
Phantom V Sedanca Deville by James Young
Phantom V Sedanca Deville by James Young
Mercedes 600 Pullman - o grande concorrente dos Phantom V e VI
600 Pullman 4 portas - existia também a versão de 6 portas laterais
Mercedes 600 Pullman cocktail set
600 Pullman back seats
O concorrente americano: Cadillac Fleetwood Limousine 1969
Cadillac Limousine extra back seats
Abração,
Fernando
6.9fan- Usuário Bronze
- Mensagens : 207
Data de inscrição : 05/04/2013
Idade : 58
Re: Rolls-Royce Phantom V e VI
Muito legal.
Fernando, você saberia dizer mais ou menos a diferença de preço desses carros à época?!! Essa Pullman era enorme mesmo, não?!
Abs
Fernando, você saberia dizer mais ou menos a diferença de preço desses carros à época?!! Essa Pullman era enorme mesmo, não?!
Abs
Luiz Pinheiro- Usuário Platina
- Mensagens : 7443
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 50
Re: Rolls-Royce Phantom V e VI
Não, Luiz129, não tenho os valores, mas como o Jeremy Clarkson disse no Top Gear q a 600 era o carro mais caro do mundo em 1963/4, e o Phantom V já existia e era carro de linha, assumo q a 600 era mais cara, especialmente em sua versão Pullman.
Já com relação ao Phantom VI, q tinha o motor do Silver Shadow de 6.7 litros - e não o de 6.2 litros dos primeiros Silver Shadow e dos Phantom V -, não sei como seria a relatividade dos preços.
Caso eu descubra postarei aqui.
Abração,
Fernando
Já com relação ao Phantom VI, q tinha o motor do Silver Shadow de 6.7 litros - e não o de 6.2 litros dos primeiros Silver Shadow e dos Phantom V -, não sei como seria a relatividade dos preços.
Caso eu descubra postarei aqui.
Abração,
Fernando
6.9fan- Usuário Bronze
- Mensagens : 207
Data de inscrição : 05/04/2013
Idade : 58
Re: Rolls-Royce Phantom V e VI
6.9Fan,
Esses carros a gente compra por metro ou tonelada?
Slfan
Esses carros a gente compra por metro ou tonelada?
Slfan
slfan- Usuário Platina
- Mensagens : 1199
Data de inscrição : 09/08/2012
Idade : 54
Re: Rolls-Royce Phantom V e VI
Hehehehe.
douglas barddal- Usuário Platina
- Mensagens : 2721
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 61
Re: Rolls-Royce Phantom V e VI
Fernando, obrigado pela resposta. Também irei dar uma pesquisada a respeito.
Slfan, não saberia responder, mas acho que trazendo para o Brasil um desses, vai ter incidência de IPTU!!!rsrsrsrs
Abs
Slfan, não saberia responder, mas acho que trazendo para o Brasil um desses, vai ter incidência de IPTU!!!rsrsrsrs
Abs
Luiz Pinheiro- Usuário Platina
- Mensagens : 7443
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 50
Re: Rolls-Royce Phantom V e VI
Barcas de respeito.
exaustor- Usuário Bronze
- Mensagens : 151
Data de inscrição : 26/08/2012
Idade : 24
Re: Rolls-Royce Phantom V e VI
Belo post, SLFan!
Verdadeiras obras de arte sobre rodas, são atemporais, onde quer que se desfile com um desses vai chamar a atenção. São belíssimos, com uma identidade inconfundível.
Verdadeiras obras de arte sobre rodas, são atemporais, onde quer que se desfile com um desses vai chamar a atenção. São belíssimos, com uma identidade inconfundível.
Sidsports- Usuário Ouro
- Mensagens : 811
Data de inscrição : 09/08/2012
Idade : 51
Re: Rolls-Royce Phantom V e VI
Se não me engano temos Phantom por aqui, só não sei se V ou VI.
Mas é impressionante como os RR e MB são muito mais imponentes e elegantes do que o Cadillac.
Mas é impressionante como os RR e MB são muito mais imponentes e elegantes do que o Cadillac.
DSFerreira- Usuário Prata
- Mensagens : 295
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 43
Re: Rolls-Royce Phantom V e VI
Tem um Phantom V em uma coleção no Paraná e outro em Minas.
Bouhid- Banido
- Mensagens : 74
Data de inscrição : 17/08/2012
Idade : 57
Re: Rolls-Royce Phantom V e VI
Mas que a MB 600 era muuuito mais bonita, isso era...
Sidão- Usuário Bronze
- Mensagens : 110
Data de inscrição : 07/08/2012
Idade : 56
Re: Rolls-Royce Phantom V e VI
Realmente uma verdadeira obra de arte sobre rodas, o tamanho impressiona qualquer um, o interior é refinado ao máximo com intenso uso de couro connoly e madeira de lei, o rodar é espetacular, os preços atualmente de um destes.......$$$$$$$$$$$$$, abs.
Reuthmann- Usuário Ouro
- Mensagens : 915
Data de inscrição : 09/08/2012
Idade : 54
Re: Rolls-Royce Phantom V e VI
[img]URL=https://2img.net/r/ihimg/photo/my-images/14/ilja.jpg/][/URL][/img][img]URL=https://2img.net/r/ihimg/photo/my-images/69/ph7i.jpg/][/URL][/img]
Alem de ser um carro enorme de 4 potras, havia a versão coupé.
Alem de ser um carro enorme de 4 potras, havia a versão coupé.
martin280s- Usuário Bronze
- Mensagens : 56
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 52
Re: Rolls-Royce Phantom V e VI
Obras de arte !
Weiss 1972- Usuário Platina
- Mensagens : 2399
Data de inscrição : 23/11/2012
Idade : 51
Re: Rolls-Royce Phantom V e VI
Se não me engano Phantom V Coupé só foram feitas 2 unidades, das quais esta é uma.
Abração,
Fernando
Abração,
Fernando
6.9fan- Usuário Bronze
- Mensagens : 207
Data de inscrição : 05/04/2013
Idade : 58
Re: Rolls-Royce Phantom V e VI
Dois modelos além de especiais desenhados pelo Italiano Pietro Frua, os links descrevem um pouco da historia destes dois modelos.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
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martin280s- Usuário Bronze
- Mensagens : 56
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 52
Re: Rolls-Royce Phantom V e VI
Há uns 4 anos estive em Paris e houve uma visita oficial da Rainha da Inglaterra. Ela passou, dentre várias avenidas, pelo Blv. Montparnasse (onde eu estava), salvo engano exatamente em um VI verde com interior claro, com a Senhora dentro, em um desfile com mais batedores e segurança que o Obama. Tinha até helicóptero dando apoio!!!
Mas também acho a MB a mais bonita. O americano me dá nostalgia aos filmes do Charles Bronson!!!
Mas também acho a MB a mais bonita. O americano me dá nostalgia aos filmes do Charles Bronson!!!
AEP- Usuário Platina
- Mensagens : 17010
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 50
Re: Rolls-Royce Phantom V e VI
É interessante observar que, em termos Rolls-Royce, os carros da frota real são modelos padrão e sem qualquer mimo extra. Tambem, interessante é que nenhum carro real (usados em desfiles etc.) tem placa de licenciamento devido ao fato que pertençam à nação e não uma pessoa fisica ao contrario dos carros usado pela familia real no dia-dia. Curiosamente, o carro de uso da rainha era um landrover surrado! Acho que a manutenção tambem não era dificil pois ela era mecânica durante a guerra!
martin280s- Usuário Bronze
- Mensagens : 56
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 52
Re: Rolls-Royce Phantom V e VI
Interessante o modelo italiano, deve ser peça unica não vi isso nem em livros que tenho da RR em casa, abs.
Reuthmann- Usuário Ouro
- Mensagens : 915
Data de inscrição : 09/08/2012
Idade : 54
Re: Rolls-Royce Phantom V e VI
O vermelho de 4 portas esteve a venda há pouco tempo, não sei a pedida pois o preço era sob consulta. No anúncio dizia ser peça única sim.
Abração,
Fernando
Abração,
Fernando
6.9fan- Usuário Bronze
- Mensagens : 207
Data de inscrição : 05/04/2013
Idade : 58
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