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(W168): Motor da direção hidraulica travou ligado, mesmo com o carro desligado

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Mensagem por cassiosiervuli Qua 13 Fev 2013, 08:57

Olá amigos!
Estou com um problema em minha classe A 160, de repente o motor da direção hidraulica travou ligado, ou seja mesmo com o carro desligado e sem a chave da pra ouvir o motorzinho funcionando, como ele é alimentado pela bateria e nao por correia, ela continua funcionando ate descarregar totalmente a bateria do veiculo.

Desconfio que  possa ser o rele desse motor que pode estar com problema e o mesmo nao esta desligando quando vc desliga o carro.

Alguem ja teve esse problema e pode ajudar, ou pelo menos alguem possui o esquema eletrico da classe A 160, ano 2002.

Desde ja agradeço muito.
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Mensagem por walter paiva Qua 13 Fev 2013, 09:01

Se for o relê é só troca-lo.

Lembrando ao confrade que a eletro-bomba da direção hidraulica do Classe A não possui relê, se o seu tem foi efetuado uma adaptação, pois a placa de circuito da bomba foi danificada.

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Mensagem por cassiosiervuli Qua 13 Fev 2013, 10:17

Olá Walter!

Realmente observando melhor, vi que não possui relê, ou seja, dessa forma provavelmente a placa ja era mesmo.

Mas a adptação com o relê funciona bem? , estou pensando em adaptar um, pois a bomba nova (o circuito nao vende separado) gira em torno de R$ 5.000.

Vc conheçe alguem que adaptou? e como fica?

Obrigado
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Mensagem por walter paiva Qua 13 Fev 2013, 10:39

Cassio,

Relê é uma adaptação! Fazendo isso a eletro-bomba fica funcionando na velocidade máxima, com isso os carvões terão a sua vida útil reduzida. Pode ocorrer também sobre carga nos fios da bomba levando a um incêndio.

Se a opção for preço, dê uma verificada no mercado livre, pois além de usadas em bom estado existe pessoas que consertam essa bomba:
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Mensagem por Claybson Carvalho Dom 17 Fev 2013, 13:37

Olá amigos, estou com um problema no meu A, a direção hidráulica começou a endurecer a 10 dias atrás, por fim ela está totalmente dura, comprei o óleo para substituir mas os "entendedores" locais afirmaram que não se trata do óleo. Em se tratando de (elétrica-hidráulica) não conheço do assunto, nem tem profissionais que conheçam a situação na cidade. Como posso resolver esse problema? Será que um eletricista consegue resolver meu problema? Preciso dessa força pra não chegar tão cru no assunto quando for na oficina, reconheço que andando com o carro nesta situação posso causar um prejuízo maior, preciso resolver o quanto antes este problema. Comprei o carro a 60 dias A 190 ELEGANCE.
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Mensagem por cassiosiervuli Seg 18 Fev 2013, 09:56

Olá Claybson! o meu estava como o problema como relatei acima, a bomba ficava ligada o tempo todo, depois de uns 2 dias ela parou de vez e a direçao ficou totalmente dura conforme a sua. o meu problema resolvi consultando um bom auto eletrico, que deu um jeito na bomba pra mim, realmente o problema tinha sido causado por agua, o cara deu um jeito. ai vai uma dica, antes de trocar a bomba, consulte varios profissionais e veja varias opniões, veja se o problema nao pode ser resolvido apenas dando uma passada na auto eletrica, pois se tiver que trocar a bomba o preço é bem salgado.
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Mensagem por Claybson Carvalho Qua 20 Fev 2013, 22:23

Perfeito Cássio, agradeço o retorno, esperamos que o problema possa ser resolvido na auto-elétrica mesmo, até porque a cidade mais próxima para a reparação ou substituição da bomba fica a 500 km. Seu profissional fez reparos ou alguma adaptação na bomba? O orçamento girou em torno de quanto?
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Mensagem por walter paiva Qui 21 Fev 2013, 06:27

Claybson,

Você já verificou se o alternador esta carregando corretamente, pois quando a tensão cai a eletro-bomba da direção é desligada.

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Mensagem por Claybson Carvalho Qui 21 Fev 2013, 17:01

Olá amigos, más notícias, segundo auto-elétrico, e após conclusões visuais, a bomba parece ter danificado por água; Retiramos a mesma e a placa "circuito" estava tomado por água. O profissional local informou que só substituindo a mesma pois não há reparação. Sad
Já achei salgado o valor 5.000,00 mencionado em conversas anteriores, imagina 9.460,00 segundo MERCEDEZ em Belém-PA. (W168): Motor da direção hidraulica travou ligado, mesmo com o carro desligado 1358097693
Walter não mencionei com o mecânico sobre o alternador, talvez até seja o motivo do não funcionamento da peça também. (W168): Motor da direção hidraulica travou ligado, mesmo com o carro desligado 3821203947
Não sendo pessimista, alguém conhece tal peça a preços mais acessíveis, ou até de segunda mão? Realmente os valores acima são totalmente inviáveis. Exclamation
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Mensagem por jsanmay Qui 21 Fev 2013, 17:33

Claybson, o walter postou um endereço do mercado livre, com algumas opções bem mais em conta, confere ai:
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Mensagem por Claybson Carvalho Sáb 23 Fev 2013, 19:01

Olá amigos, consultei algumas bombas informadas segundo link em conversas anteriores; Receio da qualidade do produto ofertado e a vida útil da mesma.
Reconheço que se trata de uma produto de segunda mão, porém busco a aquisição de um produto que venha solucionar o meu problema e não retardar o mesmo. Alguém conhece o histórico de algum fornecedor de confiança? Já fez alguma aquisição com este? Agradeço atenção de todos. Abraços até em breve.
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Mensagem por Coyothe Sex 30 Ago 2013, 19:30

Hoje fiquem sem bateria no meu A160 2003/4 por que a bomba elétrica da direção não desliga mais quando desligo o carro.

Para não ficar sem bateria desliquei o fusível da bomba (47) depois que parei o carro.

Alguém tem alguma sugestão de como resolver o problema? Ou do que possa ter acontecido?

Obrigado amigos.
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Mensagem por Kanduxo Sex 30 Ago 2013, 19:31

Putz, essa eu desconheço. Shocked
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Mensagem por douglas barddal Sáb 31 Ago 2013, 08:13

As vezes como alternativa de preço  colocam um rele e em pouco tempo começa a dar problema, vc esta com a sua original ou com rele?
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Mensagem por Coyothe Sáb 31 Ago 2013, 08:27

Não sei se está original ou com o relé.
Saberia me dizer onde normalmente instalam para eu não ter que procurar muito?
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Mensagem por douglas barddal Sáb 31 Ago 2013, 08:37

Temos que esperar o pessoal mais entendido agir, não sei se fica visível ou dentro da caixa, tente ver por fora se vc não vê nada preso com fita isolante.
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Mensagem por Coyothe Sáb 31 Ago 2013, 09:06

Daqui a pouco estarei na missão de tentar identificar e, se possível, resolver o problema.
Fico no aguardo da turma para novas sugestões.
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Mensagem por Ulysses V8 Benz Sáb 31 Ago 2013, 10:15

Coyothe,

dê uma lida nestes 2 tópicos:

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Normalmente quando é feita a gambi com relê, este é posicionado próximo à bomba. Acompanhe o chicote de fios que sai dela e veja se tem algo ali com emendas ou coisa parecida.

Abraço!

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Mensagem por Coyothe Sáb 31 Ago 2013, 17:42

Bom, vamos ao resultado.

Não havia qualquer adaptação para relé na bomba. Tudo original e sem emendas ou fios cortados.

Vendo isso decidi fazer o menor estrago possível.

Comprei um relé de 70 amperes (o circuito da bomba é de 60A), fios e terminais elétricos decidido a fazer uma adaptação profissional.

Usei a conexão do fusível para manter o fusível no circuito e ligar o relé.

Para a conexão do pós chave usei a baia do fusível da embreagem automática, não utilizada no meu carro que é manual.

Assim toda a alteração ficou dentro da caixa de fusíveis e sem cortar nenhum fio original. Vamos ver no que dá.

Vi nas indicações do Ulysses um comentário sobre a bomba ficar ligada em velocidade máxima, mas nada depois falando a respeito. Espero que ela dure bastante ainda.

Como nunca tinha me atendado para ela antes, também não tinha ouvido o barulho que fazia ligada. Parece uma abelha zunindo. Mas só dá para ouvir do lado de fora do carro. Isso seria normal ou ela teria que ser bem silenciosa?

Obrigado a todos pela ajuda. Vou ver se tiro algumas fotos e posto no tópico.
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Mensagem por Kanduxo Sáb 31 Ago 2013, 17:44

A minha também tem uma abelha dentro da bomba...hahaha Só ouço de fora do carro.
De acordo com o que leio, é normal.
Já quanto a tua adaptação, se funcionar bem e durar, ficará como dica aos confrades que precisarem.
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Mensagem por Ulysses V8 Benz Sáb 31 Ago 2013, 19:01

Coyothe,

sim, com a adaptação do relê a bomba ficará ligada o tempo todo na rotação máxima. Normalmente ela só é acionada ao se virar o voltante, variando a rotação conforme a necessidade de esterçar mais ou menos.

Nos carros com funcionamento normal, realmente só se escuta o zumbido ao virar o voltante.

Por isso com a adaptação a bomba terá sua vida útil reduzida.

Abraço!

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Mensagem por walter paiva Sáb 31 Ago 2013, 19:33

Coyote, tomei a liberdade de fundir o seu tópico com um já existente que trata do mesmo assunto.

Este problema de ficar ligado direto e uma das causas é a placa eletrônica que fica dentro da bomba.
Conforme o Ulysses escreveu, com esta adaptação a bomba ficará funcionando direto reduzindo a vida útil principalmente nos carvões, pois não foram projetados para trabalhar direto com a rotação alta da bomba.

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Mensagem por Coyothe Ter 03 Set 2013, 05:29

Pois é amigos.  Vamos ver agora a questão da durabilidade da bomba. Comprar uma nova somente se a minha parar de vez. 

Pelo que vi nos comentários o uso do relé parece ser uma solução comum para quem teve o mesmo problema e, como não se troca a placa somente, o jeito é ver até onde a adaptação vai resolver o problema. 

Obrigado a todos pela ajuda.
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Mensagem por Charles 007 Sáb 07 Set 2013, 09:17

Ola amigos, esta noite minha direção ficou dura, a bomba eletria desligou normal, n fiquei sem bateria e nada, simplesmente esta dura, tenho um classe A 160 ano 2000, se alguem souber me ajudar ficarei grato.
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Mensagem por Coyothe Sáb 07 Set 2013, 11:56

Charles,

Você consegue identificar se a bomba está funcionando.
Pelo que falou parece que o problema foi que ela parou de vez.
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