Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

(W163): Junta do cabeçote queimada

+2
rubenjensen
Ricardo Guimaraes
6 participantes

Ir para baixo

(W163): Junta do cabeçote queimada Empty (W163): Junta do cabeçote queimada

Mensagem por Ricardo Guimaraes Seg Ago 06, 2012 8:16 pm

Caros Confrades, enquanto o nosso portal estava com problemas minha ML 430 também se revoltou.

Estava em uma pequena viagem a Curitiba +- 120 km e parei em um SAU, quando fui dar a partida novamente a ML começou a falhar como se não funcionasse um cilindro. Desliguei e dei partida novamente e tudo normal, fui embora. Chegando lá, acendeu a luz do nível de água do radiador, fui verificar e estava realmente baixo. Completei com água destilada e após dar a partida ela falhou novamente, fui na CCS Divesa para fazer um diagnostico e o mechanico após passar o Star e cobrar R$ 240,00 disse que estava ok, que tinha apagado a falha que estava no segundo cilindro. Detalhe: eles não me deixaram acompanhar, disseram que era norma da CIPA, fiquei injuriado.
Retornei sem problemas mas com a pulga atras da orelha. No dia seguinte ela estava sem água novamente e voltou a falhar. Levei no meu mecânico de confiança e ele ouviu minha descrição, colocou a mão nas mangueiras e disse que a de cima estava com muita pressão, que provavelmente tinha queimado a junta, o que ele conferiu em um teste simples colocando pressão pelo orificio da vela e saiu o ar pelo reservatorio de água. Ele disse que deu problema na válvula termostática e aqueceu o motor, apesar da temperatura não ter subido. Teve que trocar as juntas e aplainar o cabeçote, aproveitei para mandar fazer aquela limpeza geral, estava com umas borras, trocar o retentor que estava melejando óleo, mais tá ficando muito legal.
OBS: ela antes nunca abaixou a água e estava sempre com aditivo e na propoção correta. Atualmente ela está com 113K.
Já está quase pronta, assim que terminar eu posto o resultado e quanto foi.  
Pergunta: não seria bom trocar a válvula aos 100k, pergunto pelo preço R$ 115,00 e o prejuizo que ela pode causar?

Abraços.
Ricardo Guimaraes
Ricardo Guimaraes
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 100
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 58

Ir para o topo Ir para baixo

(W163): Junta do cabeçote queimada Empty Re: (W163): Junta do cabeçote queimada

Mensagem por rubenjensen Ter Ago 07, 2012 7:04 pm

Ricardo! Dá uma verificada também no Fan Cluch (ventilador com polia viscosa). A minha ML quando pegava um engarrafamento ia quase a 100 graus e tenho ela a dois anos, nunca senti ou ouvi o funcionamento do ventilador, só dos eletricos que ligam quando esta acionado o ar condicionado ou quando aquece muito o motor.

Resolvi trocar o viscoso, adquiri pelo Ebay e eu mesmo instalei, para minha surpresa agora é possivel sentir e ouvir o barulho e também a temperatura nunca sobe, existe uma pequena variação de 80 a 85 graus. Fui para a serra no final de semana e durante a subida acionou várias vezes e o fluxo de ar é muito grande e baixa a temperatura logo logo.

Tenho um daihatsu feroza que possui o mesmo sistema e tive problema de junta e empenamento da tampa de cilindros em função do não funcionamento correto do ventilados com este sistema viscoso.

Para ver se esta funcionando corretamente existe um aparelho mas ninguem tem por aqui, o que observei nos dois veiculos é o seguinte: Com o motor frio a helice fica pesada para girar e com o motor quente fica leve, quando se liga o carro com o motor frio a helice deve girar na velocidade do motor, ou seja, vai fazer muito vento e barulho, depois de alguns segundos a velocidade baixa e desaparece o barulho. Só vai acionar novamente com o motor quente.
rubenjensen
rubenjensen
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 145
Data de inscrição : 07/08/2012
Idade : 69

Ir para o topo Ir para baixo

(W163): Junta do cabeçote queimada Empty Re: (W163): Junta do cabeçote queimada

Mensagem por Ricardo Guimaraes Qua Ago 08, 2012 7:50 am

Rubenjensen, obrigado pelas dicas, mas ao que parece o problema era na válvula mesmo, a minha dificilmente passava dos 85 graus e quando fazia logo baixava para perto de 80, não lembro de ouvir o barulho do ventilador, mas quando pegar o carro de novo vou prestar atenção, de qualquer forma se tivesse com problema acho que o Star captaria algum erro, certo?
A dúvida é o porque do superaquecimento sem acender a luz vermelha do painel e não subir a temperatura no mostrador.
Abraço.
Ricardo Guimaraes
Ricardo Guimaraes
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 100
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 58

Ir para o topo Ir para baixo

(W163): Junta do cabeçote queimada Empty Re: (W163): Junta do cabeçote queimada

Mensagem por rubenjensen Qua Ago 08, 2012 3:58 pm

O meu passou pelo star várias vezes e nunca detectou nada. Vou ver se gravo um video.
rubenjensen
rubenjensen
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 145
Data de inscrição : 07/08/2012
Idade : 69

Ir para o topo Ir para baixo

(W163): Junta do cabeçote queimada Empty Re: (W163): Junta do cabeçote queimada

Mensagem por Ricardo Guimaraes Sex Ago 31, 2012 11:58 am

Confrades, desculpem a demora.

Valores do conserto:

Peças:
Jogo de juntas superior: R$ 632,00
2 coxins R$ 130,00
Rolamentos tensores da correia: R$ 295,00
Válvula termostática: R$ 114,00
velas: 16 x 20,00 = 320,00
total peças: R$ 1491,00

Mão de Obra:
Plaina dos cabeçotes: R$ 820,00
Cabeçote direito:R$ 750,00
Cabeçote esquerdo R$ 750,00
Remover instalar, limpar o motor R$ 1,000,00
Total MO: R$ 3320,00

Total geral : R$ 4811,00

Tem tambem custo dos fluidos, mas acho que não vem ao caso, pois faz parte da manutenção de rotina.

Notem que aproveitei que estava desmontado e fiz tudo que tinha que fazer para deixar o motor novinho, ficou show, foi feita uma descarbonização completa pois tinha umas borras, limpeza de MAf,TBI, bicos etc... e agora fiquei muito tranquilo, os coxins também fizeram uma grande diferença.

Abraços.
Ricardo Guimaraes
Ricardo Guimaraes
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 100
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 58

Ir para o topo Ir para baixo

(W163): Junta do cabeçote queimada Empty Re: (W163): Junta do cabeçote queimada

Mensagem por Maluhy Sex Ago 31, 2012 12:03 pm

Achei os custos bem razoáveis e se foi bem feito tão cedo não apurrinha....Very Happy
Maluhy
Maluhy
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 2170
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 63

Ir para o topo Ir para baixo

(W163): Junta do cabeçote queimada Empty Re: (W163): Junta do cabeçote queimada

Mensagem por douglas barddal Sex Ago 31, 2012 12:14 pm

Depois de tudo isso o motor deve estar tinindo.
douglas barddal
douglas barddal
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 2721
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 61

Ir para o topo Ir para baixo

(W163): Junta do cabeçote queimada Empty Re: (W163): Junta do cabeçote queimada

Mensagem por Ricardo Guimaraes Sex Ago 31, 2012 2:26 pm

Maluhy, caro foi passar o Star por 240,00 na Divesa CWB e me darem um diagnóstico errado. Acredito que o serviço tenha sido muito bem feito, eu achei que dá realmente muito trabalho. Esqueci de contar que também foi trocado o retentor do motor que estava com um pequeno vazamento, o mesmo custou R$ 60,00. Infelizmente eu tirei umas fotos de celular mas elas ficaram abaixo da crítica.
As peças eu comprei no PY, nem perco mais tempo de cotar em CCS .
Douglas, tá como novo!!!, só alegria.
Abraços
Ricardo Guimaraes
Ricardo Guimaraes
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 100
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 58

Ir para o topo Ir para baixo

(W163): Junta do cabeçote queimada Empty Re: (W163): Junta do cabeçote queimada

Mensagem por douglas barddal Sex Ago 31, 2012 3:33 pm

Boa sorte e seja feliz. Very Happy
douglas barddal
douglas barddal
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 2721
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 61

Ir para o topo Ir para baixo

(W163): Junta do cabeçote queimada Empty Re: (W163): Junta do cabeçote queimada

Mensagem por bennedicti Seg Dez 30, 2013 11:09 am

Caros amigos, revivendo o post, uma dúvida: a junta do cabeçote queimada faz o carro cortar aceleração? Estou em neutro, acelero o carro e quando chega nos 3.000 giros começa a engasgar e não vai mais.
bennedicti
bennedicti
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 46
Data de inscrição : 09/06/2013
Idade : 34

Ir para o topo Ir para baixo

(W163): Junta do cabeçote queimada Empty Re: (W163): Junta do cabeçote queimada

Mensagem por paulo brito Seg Dez 30, 2013 12:17 pm

Não.  Em neutro o motor corta por motivo de segurança.  Andando engatado o motor passa dos 3 mil  ?
paulo brito
paulo brito
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 2166
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 65

Ir para o topo Ir para baixo

(W163): Junta do cabeçote queimada Empty Re: (W163): Junta do cabeçote queimada

Mensagem por bennedicti Seg Dez 30, 2013 5:08 pm

Não esta passando Paulo.
bennedicti
bennedicti
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 46
Data de inscrição : 09/06/2013
Idade : 34

Ir para o topo Ir para baixo

(W163): Junta do cabeçote queimada Empty Re: (W163): Junta do cabeçote queimada

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos